Castramóvel promove primeiro mutirão de cirurgias no Parque Galvany Guedes, em Esteio


O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. | Imagem: Eduardo Baratto/ PME.

A gatinha Mimosa, com dois anos de idade, foi um dos 15 bichinhos atendidos no primeiro dia de atividades do Castramóvel da Prefeitura de Esteio. Nesta quinta-feira (2), a unidade móvel da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) para procedimentos de castração de cães e gatos estacionou no Parque Galvany Guedes para a realização de um mutirão de cirurgias. Mimosa foi devolvida para sua tutora, Maria da Conceição Mendes de Melo, pelo prefeito Leonardo Pascoal, que esteve no local acompanhando o início das atividades no equipamento.

“É uma ação ótima da Prefeitura, ajuda a gente bastante. Ainda mais agora, que o serviço vem para perto de onde a gente vive”, comentou Maria, que é moradora da Av. Porto Alegre, próximo ao Galvany.


Até agora, para fazer a castração a secretaria recolhe os animais nos endereços dos tutores e leva até uma instituição em Cachoeirinha, onde o procedimento é feito. Depois, os bichinhos são devolvidos a seus responsáveis. Com isso, em média, são realizadas 80 cirurgias por mês.

Esse sistema será mantido e ganhará o reforço do Castramóvel. A equipe da instituição de Cachoeirinha virá até o Município para fazer as operações, com um potencial de atender até 70 animais por dia. A intenção da Administração Municipal é realizar dois mutirões por mês, em regiões diferentes da cidade. O próximo está previsto para ocorrer em frente à Prefeitura, em data a ser confirmada.

O Castramóvel conta com salas de tricotomia (ou preparo), sala de antissepsia (paramentação), centro cirúrgico e sala de pós-cirúrgico (recuperação) e foi adquirido da empresa Euro Implementos Rodoviários via pregão eletrônico pelo valor de R$ 137.750,00. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Giovani Cherini.


Também estiveram no Galvany nesta quinta o vice-prefeito Jaime da Rosa, o titular da SMDEMA, Felipe Costella, e os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Ourique, e de Urbanismo, Francisco Alves, responsável, no período em que estava como vereador, pela intermediação que resultou na destinação dos recursos para a aquisição do veículo.

Quem tem direito e como pedir a castração


O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura , pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

É necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo setor de Bem-Estar Animal que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.


Fonte: PME

0 comentário