Buscar

Centro do Idoso em São Leopoldo, tem dois meses e mais de 2 mil atendimentos


Centro do Idos tem como foco o tratamento preventivo | Imagem: Romeu Finato/PMSL

Segundo os dados divulgados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), durante os quatro primeiros meses do ano, São Leopoldo registrou 41.303 atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde). Desses, 12.095 foram de pessoas com mais de 60 anos, o que representa 29,28% do total de atendimentos, ficando somente atrás do grupo de 20 a 59 anos que liderou a procura nas unidades de saúde com 21.102 atendimentos (51,08%).


Localizado na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, em frente ao Hospital Centenário, o centro foi responsável por receber 2 mil idosos a procura de atendimento médico somente nos últimos dois meses, ou seja, cerca de 50 idosos por dia. Atualmente a cidade possui 35 mil idosos.


Melhorias

Em função desta alta demanda, algumas melhorias já começam a ser feitas no espaço, entre elas, a instalação de ares-condicionados que estão sendo providenciados, outra novidade é a Farmácia Viva que deverá iniciar em duas semanas, após um curso da equipe com a Emater, e vai disponibilizar aos pacientes chás colhidos na horta do próprio centro e que poderão auxiliar em tratamentos.


Além disso, entre as novidades, estão a contratação de novos funcionários. Atualmente há duas equipes formadas cada uma por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem atendem no centro e em questão de duas semanas, uma terceira deverá iniciar no local.


Serviços oferecidos

No Centro do Idoso, o paciente vai encontrar serviços de acolhimento, de enfermagem, atendimento médico, odontológico, dispensação de preservativos, exame preventivo (câncer de colo de útero e de mama), atividade educativa e orientação em grupo, imunizações (adultos), procedimentos de enfermagem, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C), coleta de exames para tuberculose, acompanhamento de usuários de programas sociais, atendimento domiciliar e pequenos procedimentos.


O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

0 comentário
Sem título.png
Caixinha de perguntas Start.png