top of page

Centro Jacobina celebra 18 anos de acolhimento a mulheres em situação de violência


Imagem: Kauane dos Santos/ PMSL.

O Centro Jacobina, referência no atendimento a mulheres em situação de violência em São Leopoldo, comemorou seu 18º aniversário nesta sexta-feira (18). O espaço, que oferece acolhimento, acompanhamento psicossocial e jurídico para mulheres, incluindo transexuais e travestis, vítimas de violência doméstica e de gênero, celebrou a data em sua sede, localizada na rua Lindolfo Collor, 918, no Centro da cidade.


Durante a cerimônia, a coordenadora do Centro Jacobina, Yara Regina Stockmanns, destacou a importância do serviço prestado. “O atendimento que se faz aqui é todo acompanhamento da vida da mulher, psicossocial, orientação jurídica, habitação, abrigo e a defensoria especializada na violência doméstica. A rede de proteção às mulheres em São Leopoldo está completa”, afirmou.


O Centro já impactou a vida de muitas mulheres ao longo dos anos, como Maria Lúcia Gonçalves Derman, de 65 anos. “Depois que conheci o Centro Jacobina, minha vida se transformou, acredito que é uma das redes que mais funciona em São Leopoldo”, contou Maria Lúcia, uma das beneficiadas pelo acolhimento.


Eliene Amorim, secretária de Políticas para as Mulheres (Sepom), também presente na celebração, reforçou o papel vital do centro. “O Centro Jacobina não é apenas uma casa, é um espaço de acolhimento, de vida, é onde as mulheres ressuscitam. Não tem luta ideológica sem esperança e integralidade”, destacou.


O Centro Jacobina atua de forma gratuita, buscando prevenir novos casos de violência e interromper o ciclo de agressão, promovendo a autonomia e o protagonismo das mulheres. O objetivo é ampliar o entendimento sobre as relações de gênero e garantir que as atendidas possam exercer plenamente seus direitos.

Comentários


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page