Cerca de 3 mil famílias de Novo Hamburgo ainda não retiraram o cartão do Devolve ICMS


Imagem: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini.

Em Novo Hamburgo, das 7.664 famílias beneficiárias do Devolve ICMS do governo do Estado, cerca de 3 mil ainda não retiraram o cartão que dá acesso ao programa. Desde novembro de 2021, os cartões estão disponíveis com o benefício que deposita R$ 400 anualmente, pagos em quatro parcelas trimestrais de R$ 100.


Têm direito a receber o cartão de compras as famílias gaúchas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, com renda mensal de até três salários mínimos nacionais ou renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo nacional, que recebam o benefício do Bolsa Família (atual Auxílio Brasil) ou cujo titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular.


Esse cartão pode ser utilizado em compras em supermercados, farmácias, padarias, entre outros. De acordo com o governo, 432 mil cartões foram emitidos em todo o Rio Grande do Sul. O primeiro pagamento foi realizado em dezembro de 2021, referente ao trimestre de 2022 (janeiro, fevereiro e março) e utilizou a base de dados do CadÚnico de julho de 2021.


O segundo pagamento ocorrerá na segunda quinzena de abril (referente ao trimestre abril, maio e junho de 2022) e utilizará dados atualizados do CadÚnico. O governo alerta que é possível que ocorram mudanças no perfil do cadastro, por conta da atualização do sistema.


Onde retirar o cartão


As famílias beneficiárias que ainda não retiraram o cartão podem ir na agência do Banrisul na avenida Bento Gonçalves, 2.594, de segunda a sexta-feira, conforme horário de atendimento bancário. Para retirar o cartão, o usuário precisa portar documento de identificação oficial com foto e o número de CPF.


Fonte: Jornal NH

0 comentário