Chuvas deixam uma em cada dez cidades brasileiras em situação de emergência


Foto mostra inundação na cidade de Juatuba (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 10 de janeiro, em meio às fortes chuvas que atingem a região. | Imagem: Douglas Magno/ AFP.

Pelo menos 549 cidades brasileiras já decretaram situação de emergência depois de serem afetadas pelas chuvas de verão entre o fim de 2021 e o início de 2022. A maior parte delas está em Minas Gerais e na Bahia, mas os estragos se estendem a Goiás, Pará, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, São Paulo e Maranhão. Ao todo, são dez estados.


O total de municípios em situação de emergência por conta das chuvas equivale a 9,85% do Brasil. Ou seja, praticamente uma a cada dez cidades do país.


O levantamento da CNN feito com base nos dados da Defesa Civil dos estados aponta ainda que mais de 133 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Há bairros, cidades e até regiões debaixo d’água. Os problemas afetam cidades grandes, médias e pequenas e até cidades turísticas, que vinham tentando fazer a economia voltar a girar. É o caso de Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO) e Porto Seguro (BA).


Ao decretar situação de emergência, o município pode ter acesso a recursos federais com mais facilidade e fazer compras sem licitação, inclusive rompendo as metas fiscais, com o objetivo de sair da crise.


Estados afetados


Em Minas Gerais, as chuvas deixaram vítimas em grandes cidades como Uberaba, Montes Claros, Contagem e a capital, Belo Horizonte. Mais de um terço das cidades mineiras está em situação de emergência.


No Rio de Janeiro, a cheia do rio Paraíba do Sul provocou o rompimento do dique de Barcellos, fazendo São João da Barra decretar emergência nesta quarta-feira (12). Os trabalhos para conter a água envolvem caminhões de pedra e uma draga. Seis cidades do estado estão em situação de emergência. No Pará, os impactos foram causados especialmente pelo transbordamento dos rios Tocantins e Itacaiúnas.


A Bahia atualizou na noite dessa quarta o número de cidades afetadas pelas chuvas para 191, das quais 175 decretaram situação de emergência. Os sete últimos foram Barra, Botuporã, Esplanada, Governador Mangabeira, Igaporã, João Dourado e São Gabriel.


Veja a lista dos locais afetados por estado


  • 32 municípios afetados no Tocantins, sendo 4 em situação de emergência

  • 7 municípios em situação de emergência no Maranhão

  • 191 municípios afetados na Bahia, sendo 175 em situação de emergência

  • 6 municípios em situação de emergência no Rio de Janeiro

  • 1 município em situação de emergência no Pará

  • 341 municípios em situação de emergência em Minas Gerias,

  • 15 municípios em situação de emergência em Goiás,

  • 1 município em situação de anormalidade em São Paulo

  • 1 município atingido no Piauí


Total: 595 cidades atingidas, das quais 549 em situação de emergência.


Fonte: CNN Brasil

0 comentário