Nesta terça-feira (27), o programa Start News recebeu o diretor da Quadra Eventos, José Carlos Ferreira Jr., para falar um pouco sobre a realização de uma das etapas do Circuito de Tênis Gaúcho em São Leopoldo. Durante a entrevista, Junior Ferreira compartilhou sua paixão pelo esporte e destacou a importância do apoio e investimento no setor, especialmente em momentos de grande visibilidade, como durante os Jogos Olímpicos.
José Carlos Ferreira Jr. começou a conversa utilizando uma abordagem que relata a empolgação que o esporte gera durante períodos olímpicos. "Eu sou um entusiasta de esporte sempre, né? A gente está vindo de de um período olímpico, agora estamos indo para as Paraolimpíadas. Então, nesse período, fica todo mundo muito apaixonado por esporte. No período das Olimpíadas, todo mundo defende que o Estado invista em esporte", explicou. Ele criticou a falta de continuidade no apoio ao esporte após os eventos, ressaltando que, apesar da paixão temporária, o investimento público muitas vezes não se mantém.
O Circuito de Tênis Gaúcho, que terá uma etapa em São Leopoldo, é voltado para jovens de 7 a 18 anos e inclui uma importante iniciativa de inclusão social. "Esse é um circuito infantojuvenil. [...] A gente sempre reserva em cada etapa em torno de 40 vagas para crianças de projetos sociais carentes, que jogam com todas as despesas pagas por nós, pela organização", destacou Junior, enfatizando que o objetivo é proporcionar oportunidades iguais para todas as crianças.
Ele compartilhou uma experiência emocionante de um torneio recente em Santa Maria, onde dois meninos de um projeto social chegaram à final. "Na hora de entregar o troféu, [...] a mãe de um dos meninos se emocionou. Ela disse: 'vocês não têm ideia do quanto isso mudou a nossa vida toda lá em casa. Desde que ele começou a praticar esporte, a vida dele e da nossa família mudaram completamente'", relembrou o diretor da Quadra Eventos.
Junior Ferreira também mencionou o sucesso recente do Rio Grande do Sul na Copa das Federações – uma competição nacional de tênis juvenil. "O Rio Grande do Sul nunca tinha sido campeão da Copa das Federações, zero títulos. [...] Hoje, nós ficamos em segundo lugar. [...] Nas últimas quatro edições, o Rio Grande do Sul ganhou em 2019 e 2023, ficou vice em 2024 e teve um desempenho significativo em 2022", ressaltou, atribuindo parte desse sucesso à inclusão de jovens de projetos sociais no esporte.
A etapa do Circuito de Tênis Gaúcho em São Leopoldo, que acontecerá de 19 a 22 de setembro, promete movimentar a cidade. "O Circuito de Tênis Gaúcho, esse que vai ter agora aqui em São Leopoldo, já existe há 18 anos. [...] Ele já foi uma tese de doutorado e de mestrado de estudantes, mostrando como ele criou novas oportunidades", comentou, destacando o impacto do circuito tanto no desenvolvimento de jovens tenistas quanto na comunidade.
Por fim, José Carlos Ferreira Jr. fez um convite à comunidade de São Leopoldo para participar do evento. "Nós queremos convidar as pessoas, né? [...] É um feriadão de setembro, [...] tem o restaurante do clube ali, que é muito bom, todo mundo conhece, então, vai dar programa pro feriado ali, tanto pra sexta quanto pro sábado", disse, incentivando a participação no evento que é aberto ao público e promete atrair nomes do tênis.
A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quarta-feira (14), às 20h25, na radiostart.com.br.
Confira a entrevista completa:
Amanda Wolff, da Redação Start
Comments