top of page
Buscar

Com 100% de êxito, líder do governo no RS contabiliza 300 projetos aprovados desde 2019


Imagem: Felipe Dalla Valle/ ALRS.

À frente da liderança do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul novamente, o deputado Frederico Antunes (PP) terminou o primeiro ano do segundo mandato de Eduardo Leite (PSDB) mantendo a taxa de 100% de aprovação. Entre as pautas polêmicas articuladas neste ano, estão a reforma do IPE Saúde e as mudanças na Educação do Estado


Apesar do resultado numericamente positivo, o percentual não contabiliza o projeto que, visivelmente, causou o maior desgaste: o que previa o aumento da alíquota modal de ICMS de 17% para 19,5%, retirado de pauta na véspera da votação, na semana passada. Neste caso, Antunes enfrentou resistências inclusive de seus colegas de bancada.


Na função de líder, contando com os 56 projetos – incluindo um veto - vitoriosos neste ano, já são 300 na totalidade. Em seu primeiro ano de mandato, Antunes articulou 54 aprovações, seguido de 64 em 2020, 103 em 2021 e 23 em 2022. No ano eleitoral, o número foi menor por conta da renúncia do governador, em março, visando concorrer nas eleições presidenciais.


Após a saída de Leite, o novo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) enfrentou a sua primeira derrota entre os deputados. Com a base liderada pelo então deputado Mateus Wesp (PSDB), os parlamentares derrubaram o veto de Ranolfo, em junho de 2022, ao projeto que concede incentivo fiscal para projetos culturais e de turismo na região das Missões. O placar foi de 44 votos pela derrubada e cinco contrários.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page