
O Hospital Universitário (HU) de Canoas passará a ser administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM) pelos próximos cinco anos. A ordem de início dos serviços foi assinada pelo prefeito Jairo Jorge na segunda-feira (16), marcando o encerramento da intervenção judicial que colocou o hospital sob administração da Prefeitura desde maio de 2022.
A contratação da ASM, vencedora de licitação realizada em 2023, foi amplamente discutida e recebeu o aval do Ministério Público e da 2ª Vara Cível da Comarca de Canoas, responsáveis pelo acompanhamento do processo de intervenção judicial.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância estratégica do HU para o Estado e a expectativa de melhorias com a nova gestão. “Este hospital é uma das maiores instituições do estado, sendo grande referência em maternidade, cateterismo cardíaco e diversas outras especialidades. Com este novo momento, esperamos que a entidade traga maior expertise de gestão, aporte de novas tecnologias, principalmente para requalificar o hospital e avançar nesta área da inovação. Fizemos um longo processo de averiguação e investigação da instituição, para garantir que esse hospital estaria em boas mãos, e ficamos muito satisfeitos com todas as credenciais que a ASM nos apresentou”, afirmou.
O CEO da ASM, Claudio Vitti, reforçou o compromisso da organização com a melhoria do atendimento e a valorização do trabalho já realizado. “Para nós, é uma grande honra, é muito além de gerir mais um projeto. Uma gestão compartilhada, de muita troca com a cultura local, para que possamos aprender juntos e garantir o melhor atendimento possível, sendo a resposta para aqueles que mais precisam. Vamos trabalhar muito para recuperar a história e a trajetória do HU, suprindo as dificuldades que o hospital enfrenta, mas também valorizando e ampliando aquilo que já funciona muito bem,” ressaltou.
O contrato firmado prevê a estabilidade dos funcionários por 180 dias e a realização, em até 60 dias, de um levantamento completo sobre passivos trabalhistas, despesas pendentes e tributos em aberto. Também será feito um encontro de contas com a Funam, antiga gestora do hospital.
Referência em 32 especialidades, o Hospital Universitário de Canoas atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo uma população de 150 municípios no Rio Grande do Sul. Com 482 leitos ativos, sendo 80 de UTI, o HU realiza mensalmente cerca de 1,2 mil internações, 300 procedimentos, 700 cirurgias, 250 partos, além de sete mil exames e 42 mil atendimentos laboratoriais. Entre suas estruturas de destaque está uma das maiores maternidades do Estado.
コメント