top of page
Buscar

Com educação e alimentos mais caros, inflação avança 0,52% na Grande Porto Alegre em fevereiro

Seguindo o cenário do país, a inflação acelerou na região metropolitana de Porto Alegre em fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o segundo mês do ano com alta de 0,52%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na manhã desta terça-feira (12). A variação ocorre em patamar acima do observado em janeiro (0,13%). Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,29% na Região Metropolitana.


Oito dos nove grupos que formam o IPCA apresentaram alta em fevereiro. Com movimento semelhante à média nacional, o maior crescimento foi observado em educação, que apresentou avanço de 3,54%. Olhando apenas a variação percentual, curso técnico (12,13%), Ensino Médio (8,82%) e pré-escola e Ensino Fundamental (7,47%) estão entre os principais itens com elevação.


Um dos grupos com maior peso dentro do IPCA, alimentação e bebidas registrou crescimento de 0,70% nos preços na Grande Porto Alegre. Cenoura (15,31%), manga (14,37%), banana d'água (10,66%) e cebola (9,11%) pesaram mais no bolso do consumidor, segundo a média apresentada na pesquisa.


Temperaturas mais elevadas e um maior volume de chuvas são os principais responsáveis pela inflação dos alimentos no país no segundo mês do ano, segundo o IBGE.


Fonte: GZH

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page