top of page
Buscar

Com ICMS menor para querosene, RS busca novos voos para países como EUA e Itália


Imagem: Porthus Junior/ Agência RBS.

Uma nova redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para querosene no Rio Grande do Sul buscará, agora, turbinar os voos internacionais. Nos mesmos moldes do incentivo a rotas regionais, que ampliaram as operações para várias cidades do interior gaúcho, foi assinado nesta quarta-feira (4) pelo governo do Estado o decreto de incentivo a aviação internacional.


A negociação vinha sendo puxada pela Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil na Assembleia Legislativa, que tem o deputado Frederico Antunes (PP) como presidente. A medida valerá para o combustível usado no abastecimento das aeronaves a partir de 2024. Também poderão usufruir apenas as companhias aéreas cadastradas no Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS).


Com isso, a expectativa é de que, na sequência, a Azul anuncie voos diretos de Porto Alegre para Fort Lauderdale (na Flórida, nos Estados Unidos) e Rivera (Uruguai). Da Latam, espera-se rotas para a Itália, ligando a capital gaúcha a Roma ou Milão. A Gol, por sua vez, analisa operar para Buenos Aires e Rosário, na Argentina.


Pelo decreto de 2020 para a aviação regional, a alíquota do ICMS do querosene de aviação pode ser reduzida até 4% conforme a oferta de rotas, a frequência de voos realizados e a quantidade de combustível utilizado pelas companhias. Até então, a queda chegava a até 5%. Além disso, foram flexibilizadas as metas de abastecimento impostas às companhias para usufruir do benefício.


Fonte: GZH

0 comentário
banner superior START CARNAVAL 2024.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page