top of page

Com obras em quatro bairros, Tramandaí passa por ampliação da rede de esgotamento sanitário

Imagem: Luiz Ávila.

A instalação de 3,5 km de tubulações para ampliar a rede de saneamento sanitário de Tramandaí teve início nesta quarta-feira (14). As obras serão realizadas em cinco bairros do município do Litoral Norte, com a construção de duas novas estações de bombeamento de esgoto no bairro Zona Nova, onde poderá haver bloqueios de pontuais de trânsito entre as ruas Caldas Júnior e Três de Outubro, e a conclusão de outros cinco sistemas nos bairros Tirolesa, Humaitá e Recanto da Lagoa, que não deve afetar a circulação.


Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Tramandaí será ampliada e novas redes coletoras serão instaladas


As obras integram o Plano de Saneamento do Litoral Norte, projeto para modernizar os sistemas de tratamento de esgoto de municípios da região para que os efluentes voltem mais limpos aos rios. Outra obra em execução ocorre na Estrada do Mar, em Xangri-Lá, onde 9,2 km estão sendo instalados para ampliar a rede de esgoto.


A conclusão do Plano de Saneamento do Litoral abrange ações em outros municípios, com projeção de investimento de R$ 550 milhões por parte da Aegea – grupo que assumiu a Corsan em julho de 2023. Para a execução das obras em Tramandaí, a companhia investiu R$ 9 milhões.


A modernização vai ampliar a capacidade de funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Tramandaí, que passará tratar cerca de 100 litros de esgoto por segundo – aproximadamente uma piscina olímpica cheia por dia. Atualmente, o limite é de 70 litros por segundo.


As estações de bombeamento coletam o esgoto nas tubulações residências e transportam até a ETE, onde ele é tratado e devolvido aos mananciais. A previsão de conclusão dos serviços é março de 2025.


Fonte: GZH

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page