Com volta às aulas, Guarda Municipal retoma Ronda Escolar em São Leopoldo


Guardas estão em áreas escolares | Foto: Rodrigo Machado

Para garantir um retorno seguro às escolas no município, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo retomou as ações da Ronda Escolar. Está sendo feito o patrulhamento com duas viaturas nos períodos diurno e noturno.


Conforme o diretor da GCM, José Carlos Pedrozo, para 2021 estão sendo planejadas ações virtuais para a Operação Volta às Aulas. A iniciativa ocorre numa parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). “Em 2019, agentes da Guarda estiveram presentes nas escolas para conscientizar alunos, pais, motoristas e transeuntes sobre segurança. Foram 1.867 visitas às escolas, 1.713 ocorreram de forma preventiva. Já em 2020, ainda antes do início da pandemia, foram realizadas apresentações sobre o trabalho do programa em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino”, lembrou.


Programa Guarda Escolar Comunitária


O “Ronda Escolar'' faz parte do programa “Guarda Escolar Comunitária” instituído através da assinatura do decreto 9.406/2019 e objetiva construir uma cultura de prevenção de violências nas escolas. O programa está baseado na política de prevenção em dez eixos: prevenção das violências no ambiente escolar, justiça comunitária escolar, grêmio estudantil, proteção no trânsito, proteção patrimonial, gestão do conhecimento, núcleo educacional, sensibilização, formação e orientação da comunidade escolar e campanhas educativas.


Como solicitar atendimento nas escolas


Atualmente 53 escolas contam com apoio da GCM. Esquipes diretivas que pretendem inserir a atividade em suas escolas podem fazer a solicitação de atendimento pelo e-mail seguranca.cidada@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo fone 154.


Fonte: PMSL

0 comentário