top of page
Buscar

Comando do 25º BPM, ACIST-SL e Consepro visitam instalações do antigo Senai Lindolfo Collor


Imagem: divulgação/ ACIST-SL.

A convite do comando do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), integrantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de São Leopoldo (Consepro) conheceram as instalações do prédio do antigo Senai Lindolfo Collor, localizado na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca.


O prédio, que está desativado, foi cedido, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, para a construção de uma sede própria para o batalhão. “Ficamos felizes com o convite, pois temos como uma das bandeiras o apoio para melhorar a Segurança Pública de São Leopoldo”, destaca Rogério Daniel da Silva, diretor de Segurança Pública da ACIST-SL e também presidente do Consepro. Ele informa ainda que ambas as instituições irão aguardar o projeto de reforma e de melhorias, que está sendo providenciado pelo batalhão, para então definir as formas de como colaborar para que as mesmas aconteçam..


Segundo o comandante do 25ºBPM, tenente-coronel Alexsandro Goi, o projeto já está em andamento e deverá ser apresentado para a sociedade civil nos próximos meses, sendo que a expectativa para a conclusão da mudança efetiva ocorra até em outubro deste ano. “Termos uma sede como esta é muito importante. Estaremos mais perto da comunidade para atender com celeridade as suas necessidades, além de oferecer um local que reunirá todas as demandas da corporação”, comenta.

Segundo o comandante, a instalação do batalhão no novo prédio será feita de forma gradativa, sendo que as principais melhorias deverão ocorrer na parte interna dos pavilhões, que irão receber todas as áreas de operação do Batalhão. O novo ambiente contará com a Sala Rosa – para acolhimento a vítimas de violência doméstica –, áreas para treinamentos e também para ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).


“Será um melhor ambiente de trabalho, com mais condições para treinamento, melhor preservação das nossas viaturas e do material bélico”, diz Goi. A nova sede centralizará, também, a Força Tática, que hoje funciona no bairro Scharlau. A companhia no bairro Feitoria será mantida.

Goi reforça o entusiasmo com o qual a corporação recebeu a notícia, ressaltando que esse é um fato histórico, uma vez que o batalhão sempre esteve instalado em locais provisórios ou alugados. “Temos grandes projetos, importantes e inovadores na vanguarda da tecnologia para ofertar as melhores condições para os policiais militares", afirma.

Participaram da visita Rogério Daniel da Silva, Andre Defferrari e Sergio Gilberto Dienstmann. Eles foram recepcionados pelo comandante do 25º BPM, Alexando Goi, major Leandro da Rosa de Souza, tenente Márcio Bond e pelo soldado Ben-Hur.

Sobre o projeto

Publicação no Diário Oficial do Estado no dia 13 de fevereiro deste ano confirmou a cessão de uso para o 25º BPM do prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A cedência tem validade por dois anos, podendo ser renovada.

As tratativas para a utilização do prédio, que fica ao lado do Instituto Penal de São Leopoldo, pelo batalhão da BM, começaram em 2019, quando o Centro de Formação Profissional Senai Lindolfo Collor mudou de endereço depois de 71 anos de atuação na área central de São Leopoldo. Hoje, está integrado ao Instituto Senai de Inovação em Metalmecânica, às margens da BR-116.


Parte do terreno na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, que faz fundos com a Avenida Frederico Wolffenbuttel, foi doada ao Senai pelo Município em 1946 e uma ampliação no ano de 1948. Como a edificação da escola foi construída com recursos próprios do Senai, a passagem de posse definitiva para a Brigada Militar só poderá ser feita depois que o Senai for indenizado pela edificação.


Como o processo segue tramitando, o Senai optou por realizar inicialmente a cedência, para que o prédio não ficasse desocupado e para atender a comunidade até essa passagem definitiva para a Brigada Militar.


Fonte: ACIST-SL

0 comentário

Comentários


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page