Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe - H1N1


Começa oficialmente nesta terça-feira (11) a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe H1N1. Em São Leopoldo está sendo organizado uma ordem de vacinação para não haver conflitos com a aplicação das doses contra a Covid-19. No próximo sábado, dia 15, haverá o Dia D de vacinação, neste dia os postos de saúde de São Leopoldo permanecem abertos exclusivamente para a aplicação de vacina contra a gripe.


Nesta semana, idosos com mais de 75 anos já podem receber a vacina contra a gripe. Para esse grupo, deve haver um intervalo de 14 dias entre a primeira ou segunda dose da vacina contra Covid para então receber a dose contra H1N1. Conforme dados da Secretaria de Saúde de São Leopoldo, cerca de 6 mil idosos estão nesse núcleo e aptos a receber a vacina contra a gripe.


No município há dois locais de vacinação. Um ponto no sistema Drive-thru, no estacionamento coberto da Biblioteca da Unisinos, e outro ponto para que optar em ir a pé, que fica na Escola Irmão Weibert, (Av. João Corrêa, s/n, no Centro).


Para crianças de até 6 anos, profissionais de saúde, gestante, puérperas e indígenas o calendário de vacinação contra a gripe já havia iniciado há quase um mês. Porém, os dados destes públicos ainda seguem abaixo do esperado. Conforme o Painel Influenza, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, menos de 5 mil crianças desta faixa etária receberam a imunização. Já por parte dos profissionais de saúde, um pouco mais de 850 procuraram pela vacina dos 4 mil profissionais que há no município.


Gestantes e mães que deram à luz nos últimos 45 dias também estão contempladas na primeira etapa da campanha, a vacinação segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.



0 comentário