top of page
Buscar

Comissão dos Festejos Farroupilhas elege cantor Pedro Ortaça como patrono deste ano


Imagem: divulgação.

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas realizou na última terça-feira (20) a primeira reunião de preparação para as festividades de 2024. Na ocasião, foi aclamado o nome do cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça para ser o patrono dos festejos deste ano. O encontro aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e contou com a presença de representantes das 20 entidades parceiras que compõem a Comissão.


A secretária adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, apresentou um histórico dos últimos dois Festejos Farroupilhas. "Após a pandemia, retomamos as atividades em 2022, e em 2023 os festejos foram marcados pela solidariedade aos atingidos pelas enchentes, com uma cavalgada solidária e a arrecadação de donativos”, destacou.


Na reunião, ficou definido que a comissão terá como vice-presidente Rogério Bastos, da Fundação Cultural Gaúcha, ao lado de Karina Contiero Silveira, da OAB/RS, e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil, como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.


A próxima reunião da Comissão ficou agendada para 26 de março. As próximas etapas do trabalho de organização incluem a elaboração de identidade visual e a escolha da música-tema, entre outras definições.


Neste ano, o acendimento da Chama Crioula será realizado em Alegrete.


Sobre o patrono


Pedro Marques Ortaça nasceu em 29 de junho de 1942, em São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões. É cantor, compositor e violonista de música nativista. Foi eleito personalidade do século em São Luiz Gonzaga e é conhecido como um dos Quatro Troncos Missioneiros, junto com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá.


Ortala é mestre das Culturas Populares Brasileiras – Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura, e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se como um dos principais baluartes da cultura gaúcha.


Tema


O tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. Durante sua carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do Estado.


Fonte: Governo do RS

0 comentário

Comentarios


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page