top of page
Buscar

Como cadastrar o número do seu celular para receber alertas da Defesa Civil


Imagem: reprodução/ Defesa Civil.

Uma das formas de a Defesa Civil se comunicar com as comunidades sobre fenômenos meteorológicos é por meio de alertas. Enviados por SMS, as mensagens chegam em formato texto e contêm informações sobre a severidade dos eventos e se é o caso de deslocamento. Entre as comunicações, estão avisos sobre atuação de ciclones ou desastres naturais, como inundações, deslizamentos e vendavais. O serviço é gratuito e funciona desde 2017.


Para participar, basta mandar mensagem para o telefone 40199, informando o número do CEP de onde a pessoa mora. É permitido cadastrar um mesmo celular em CEPs diferentes. Os avisos serão enviados aos telefones cadastrados assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais.


Os conteúdos das mensagens serão produzidos e enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com a Defesa Civil do Estado e dos municípios. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.


Em caso de necessidade, também é possível ligar para o telefone da Defesa Civil que é o 199 ou para os Bombeiros,


Como receber os alertas gratuitamente

  1. Envie um SMS para o número 40199. No campo do texto, digite o CEP de onde você mora. Envie a mensagem;

  2. Confira se você recebeu a mensagem confirmando a realização do cadastro.


Fonte: GZH


0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page