top of page
Buscar

Condenado a mais de 240 anos de prisão, principal foragido do RS é capturado no Pará


Imagem: Gabriel Centeno/ SSP.

Condenado a mais de 240 anos de prisão, Sandro Alixandro de Paula, o Zoreia, de 40 anos, foi preso em uma operação conjunta da Polícia Civil gaúcha e paraense. O criminoso foi capturado no Distrito de Mosqueiro, uma das ilhas de Belém do Pará.


Segundo a Polícia Civil, quando foi preso, Sandro utilizava identificação falsa com o nome de Leandro José da Silva. O criminoso foi transferido para o Estado em voo comercial, com escolta policial. Ele chegou na noite desta quarta feira (26) e reconduzido imediatamente para a Pasc, onde deve seguir cumprindo pena.


Zoreia tem condenações, cujas penas somadas chegam a 243 anos de prisão. Ele também é conhecido por ter sido o segundo preso da história a fugir da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) – o primeiro a conseguir fugir foi Papagaio em 1999.


Em fevereiro deste ano, o criminoso, considerado o principal foragido do Rio Grande do Sul, rompeu a tornozeleira eletrônica quando cumpria pena em prisão domiciliar humanitária para tratar de questões de saúde.


A investigação


Desde então, a Delegacia de Capturas (DECAP), coordenada pelo Delegado de Polícia Gabriel Casanova iniciou um trabalho meticuloso com o objetivo de recapturar o foragido. Durante as investigações, a polícia confirmou que Zoreia fugiu para o Exterior, passando por Argentina, Bolívia, Colômbia e Paraguai.


Conforme a polícia, ele circulava por países vizinhos, mas em algumas ocasiões específicas retornava ao Brasil. Também chegou ao conhecimento da Polícia Civil que o foragido usava documentos falsos e tinha o objetivo de realizar cirurgia plástica.


Nos últimos dias, as investigações da polícia indicaram que Zoreia teria saído há menos de uma semana do Paraguai e estaria no Estado do Pará. Diante disso, uma equipe da DECAP viajou até Belém e, com apoio da Polícia Civil do Pará, identificou que o foragido estaria em cidades próximas à capital. Foram realizadas diversas buscas pelo Estado, nas quais foram identificados veículos e possíveis locais frequentados pelo foragido.


Nesta segunda-feira (24), os policiais foram até o Distrito de Mosqueiro com o objetivo de prender o foragido. Após realizar buscas, conseguiram localizar um veículo que o foragido estaria utilizando, estacionado na orla da Praia do Ariramba.


Segundo a Polícia Civil, quando os agentes localizaram Zoreia na Orla, ele teria tentado fugir, porém foi detido pelos policiais, recebendo voz de prisão e sendo conduzido para a Delegacia do Distrito de Mosqueiro.


Quem é Sandro Alixandro de Paula


Mato-Grossense, radicado no RS desde a adolescência, Sandro iniciou a vida criminosa ainda menor de idade. Possui vasta ficha de antecedentes criminais por crimes graves como tráfico de drogas, homicídios, diversos roubos a estabelecimentos comerciais (especialmente joalherias), roubo de veículos, extorsão, formação de quadrilha (associação criminosa), estelionatos, receptação, porte de armas entre outros.


Zoreia foi protagonista de fugas em diversos estabelecimentos prisionais, além da Pasc, e durante sua vida criminosa se utilizou de inúmeros nomes falsos, sendo o mais comum deles Vilmar Silvano de Paula, cujo nome registrou inclusive um de seus filhos.


O criminoso possui vasto domínio do tráfico de drogas, especialmente do comércio de maconha na Região Noroeste do Estado (Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Três Passos e Santa Rosa). Tentou criar sua própria facção denominada Família Zoreia (FZR), mas não obteve êxito, sendo forçado a se aliar a uma facção conhecida no RS, com berço no Vale do Sinos para expandir sua atuação no tráfico de drogas, eis que projetava ser o “o dono da maconha” na região Noroeste do RS.


Zoreia é apontado como mandante de diversos homicídios ocorridos na sua região de atuação, sendo também indicado como mentor dos roubos a joalherias ocorridos recentemente nestas localidades.


Fonte: GZH

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page