Buscar

Confirmados cinco casos da variante Ômicron em Canoas


Os positivados são moradores dos bairros Niterói e Olaria, em Canoas. | Imagem: Fernanda Bassôa/ Correio do Povo.

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou à Prefeitura de Canoas cinco casos de Covid-19 pela variante Ômicron no município. São três mulheres e dois homens, com idades entre 27 e 31 anos, moradores dos bairros Niterói e Olaria. Todos os contaminados estão bem, alguns apresentaram sintomas leves e cumprem em casa o período de isolamento. Uma equipe da Vigilância em Saúde do município acompanha os positivados.


As pessoas contaminadas tiveram contato com um paciente de Porto Alegre, que viajou para o exterior recentemente, e teve a confirmação da contaminação pela Ômicron quando retornou ao Estado. Outros cinco casos suspeitos ainda aguardam o resultado das análises, que devem ser concluídos nos próximos dias.


O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, explica que os casos de Ômicron em Canoas ainda são focais e as pessoas que tiveram contato com os positivados também estão em monitoramento. “Caso tenhamos mais casos, além dos cinco confirmados e dos cinco que ainda estão sob suspeita, verificaremos junto à Secretaria Estadual da Saúde a existência de contágio comunitário”, explica.


Maicon Lemos observa que a variante exige, principalmente, a terceira dose, para que não desenvolva sintomas graves que evoluam para internação. “Com base nesta afirmação de cunho científico, já reduzimos para quatro meses a terceira dose, que pode ser recebida por pessoas que tomaram a segunda dose até 27 de agosto”, diz o secretário, ao reforçar que a população busque a vacina, independente da dose.


Ao mesmo tempo, ele pede que a população continue com os cuidados básicos, como o uso de máscaras, álcool em gel, higienização das mãos e evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados. “A vacinação e os cuidados são, hoje, nossas principais armas contra a Covid-19.”


Fonte: Correio do Povo

0 comentário
Sem título.png
Caixinha de perguntas Start.png