top of page
Buscar

Congresso do Bicentenário da Imigração Alemã começa nesta segunda-feira em São Leopoldo


Imagem: divulgação/ PMSL.

A partir desta segunda-feira (25) começa em São Leopoldo o Congresso do Bicentenário da Imigração Alemã, que segue até quarta-feira (27). A ideia dos encontros é abordar e discutir a identidade de toda uma região, mantendo viva a história, solidificando o presente e projetando o futuro.


Com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”, os encontros contam com uma programação que inclui professores, gestores e pesquisares de diversas áreas. Todas as palestras têm entrada franca e acontecerão no Auditório do Prédio H da Faculdades EST, com exceção da apresentação do médico e neurocientista Miguel Nicolelis, que será na Sociedade Orpheu, no Centro da cidade.


Entre os congressistas, o professor Dr. Ricardo Willy Rieth abordará a temática de pertencimento, preocupação com a individualidade, consciência coletiva, memórias, lugares simbólicos, respeito ao passado e principalmente, as identidades. Já o professor Dr. Rodrigo Luis dos Santos, vai se debruçar sobre o projeto que deu origem a São Leopoldo, destacando a realidade social de todos os agentes históricos e dos grupos étnicos-sociais que existiam nessa região desde 1824.


O Congresso do Bicentenário de São Leopoldo contará com a participação de palestrantes da Alemanha que vão compartilhar suas experiências no segundo dia da programação. Os doutores Stephan Treuke, Uta Karrer, e o sociólogo Klaus Lauck vão explanar as temáticas sobre patrimônio cultural, o sistema fluvial e o intercâmbio entre os países, respectivamente.


Neste mesmo dia, está prevista a palestra com o médico neurocientista brasileiro, professor-doutor, Miguel Nicolelis, às 10h, na Sociedade Orpheu em São Leopoldo. A palestra com Nicolelis tem vagas limitadas, será necessária inscrição prévia por este link.


A história da Imigração Alemã em São Leopoldo atinge hoje uma região muito mais ampla que chega a quase 1 mil m² tendo divisas com os municípios de Canoas a Nova Petrópolis, de Portão até a região de Nova Hartz.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page