top of page
Buscar

Consórcio conclui macrodrenagem pluvial e a rede de esgoto na segunda quadra da rua Independência

Imagem: Lisandro Lorenzoni/ PMSL.

Em menos de quinze dias desde a retomada das obras de modernização e revitalização da rua Independência devido ao recesso de Natal e Ano Novo, o Consórcio São Leopoldo terminou os trabalhos de macrodrenagem da rede pluvial e da rede de esgoto cloacal na segunda quadra da via pública, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha. Os fatores que contribuíram para a rapidez dos serviços na segunda quadra foi o aprendizado obtido na execução da primeira quadra, que serviu experiência para solucionar problemas identificados até então.

 

Quando a obra começou em 25 de outubro, além de depender das condições climáticas desfavoráveis naquele período – chuvas regulares em outubro, novembro e dezembro -, as equipes do consórcio também encontraram no decorrer das escavações, caixas e fiações das redes de telefonia da antiga Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) e redes de água desativadas.

 

Isso demandou um maior cuidado na identificação das tubulações e na escavação da via pública, para a retirada das caixas e da fiação telefônica da CRT, e o início da macrodrenagem da galeria pluvial e da rede de esgoto, assim como, do lançamento das tubulações da rede de energia elétrica e da rede lógica (telefonia e internet) na primeira quadra.

 

Trabalhos na primeira e segunda quadra

 

A primeira quadra da Independência, entre a avenida Dom João Becker e a rua Brasil, está com a macrodrenagem da rede pluvial e do esgoto cloacal concluídas. As tubulações da rede de energia elétrica e de lógica já foram terminadas e, as redes domiciliares e comerciais da rede pluvial e de esgoto foram interligadas ao sistema. A partir da próxima segunda-feira (22), a empresa Mercúrio, integrante do Consórcio São Leopoldo, deve colocar as tubulações dos ramais de energia e lógica, e ligar aos prédios residenciais e comerciais da primeira quadra.

 

O consórcio deve iniciar, ainda na segunda, outra etapa: a concretagem das calçadas. Feito isso, a próxima operação é a colocação da base de basalto e o calçamento das pedras de paralelepípedos, que foram removidas da via pública e, por serem patrimônio histórico, devem ser conservadas na Independência. O cronograma segue posteriormente com os acabamentos e o paisagismo, com o plantio das mudas de Ipê-amarelo e Acer, e a fixação do mobiliário (postes de iluminação e sinalização viária).

 

Na segunda quadra, entre as ruas Brasil e Osvaldo Aranha, foram concluídas 80% da ligação das redes domiciliares e dos prédios comerciais na rede pluvial e no esgoto cloacal, do lado direito da Rua Grande. Nesta quinta-feira (18), o consórcio deu início a instalação de doze caixas principais, que receberão a tubulação da rede de energia e da rede de lógica (seis caixas de concreto de cada uma das redes).


Na semana que vem, continuam os trabalhos de ligação das redes domiciliares e prediais do pluvial e esgoto cloacal no lado esquerdo, enquanto as equipes responsáveis pela colocação das tubulações de energia elétrica e dos dutos de lógica, iniciam os serviços de lançamento das redes na segunda quadra.


Fonte: PMSL

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page