top of page
Buscar

Construindo comunidades melhores por meio do Cooperativismo Sustentável - Por Tiago Schmidt

Celebrado desde 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 1995, o Dia Internacional do Cooperativismo tem como principal objetivo demonstrar com ações práticas os princípios e valores do cooperativismo, especialmente aqueles que têm relação com a educação e o interesse pelas comunidades. Preceitos que já são responsáveis por impactar de forma positiva a vida de mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do planeta.

Com a celebração, a data busca demonstrar para toda a sociedade, conforme já dito pelo ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, que “as cooperativas demonstram que é possível perseguir a viabilidade econômica sem esquecer da responsabilidade social”.

É com este entendimento e cada vez mais próxima das comunidades que a Sicredi Pioneira atua, gerando impactos positivos e equilibrados no desenvolvimento socioeconômico de nossa região. São provas desta transformação o atendimento genuíno e focado nas necessidades e momento de vida de cada associado e os importantes projetos sociais e educacionais promovidos pela cooperativa, como o Programa de Sucessão Rural Familiar, as assessorias empresariais, palestras e cursos de educação financeira, além de patrocínios e incentivos a eventos e feiras da região nos mais diversos segmentos da economia, especialmente o nosso Fundo Social, que desde a sua implementação em 2015, já destinou R$ 12,6 milhões, viabilizando a realização de 1760 projetos e impactando 552 mil pessoas somente na área de atuação da cooperativa.

Alinhada a este propósito e conectada com o tema do Dia Internacional do Cooperativismo de 2023, “Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável”, definido pela ACI, a Sicredi Pioneira vem buscando a realização de iniciativas cada vez mais inovadoras em seus processos internos, análises e liberações de crédito, bem como processos de contratação, capacitação de seus colaboradores e relações com órgãos públicos com projetos que priorizem o planejamento e visão de longo prazo. Trabalhando sempre em conjunto com as entidades de classe da região em ações que incentivam a economia local, o turismo, exportação, inovação e o empreendedorismo.

Desta forma, entendemos que estamos verdadeiramente colocando em prática o nosso propósito e motivo maior pelo qual a cooperativa foi constituída em 1902, de que somente juntos é que construímos comunidades melhores, por meio do trabalho, da geração e distribuição de renda, mas sem esquecer das pessoas que realizam diariamente esta transformação, as quais devem estar cada vez mais preparadas, especialmente por meio da educação, para que tenhamos um horizonte promissor, onde se não todos, ao menos uma grande maioria possa viver com mais prosperidade.

Um agradecimento muito especial a cada um dos 230 mil associados da Sicredi Pioneira, que acreditam nesse modelo de atuação e relacionamento da cooperativa. Que possamos seguir juntos, construindo comunidades melhores, e gerando cada vez mais impacto positivo na vida de milhares de pessoas em nossa região.


Tiago Schmidt, é presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page