Contribuintes de São Leopoldo têm até 25 de fevereiro para receber desconto de 19% no IPTU


Os contribuintes também podem receber até 12% de desconto pelo bom pagador. Os descontos já estarão lançados no carnê. | Imagem: Digue Cardoso/ PMSL.

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) informa que a partir de 3 de janeiro, os contribuintes receberão seus carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em casa pelos Correios, mesma data em que estará disponível para acessar as guias online pelo portal da Prefeitura e no aplicativo Cidadão - São Leopoldo. Para quem optar por pagar em cota única e receber um desconto de 7%, a data limite é 25 de fevereiro.


Os contribuintes também podem receber até 12% de desconto pelo bom pagador. Os descontos já estarão lançados no carnê. Para quem for realizar o pagamento parcelado, poderá ser feito em até 10 vezes sem juros, com a primeira parcela vencendo no dia 10 de março.


Como o valor refere-se ao exercício de 2022, de acordo com o secretário da Fazenda Eduardo Peters, neste ano a UPM (Unidade de Padrão Monetária) foi corrigida com base na nova legislação aprovada em 2021, que em vez de um único índice de reajuste, estabeleceu como critério, a média de três índices, o IGPM (Índice Geral de Preços – Mercado), apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apurados pelo IBGE.


“Para o exercício fiscal de 2022, com base na nova legislação, e a cesta com a média dos índices o reajuste foi de 14,49% no valor da UPM em relação ao ano passado, assim, incidindo e atualizando o IPTU e a TACL, se fossemos aplicar o IGPM unicamente como foram por muitos anos o reajuste ficaria na casa de 21,73%”, informa o secretário.


Os descontos da Cota Única são cumulativos com os descontos do bom pagador, quando for o caso, e serão sempre aplicados somente sobre o valor do IPTU.


Atenção para os vencimentos do IPTU para o próximo exercício.


Calendário de pagamento com desconto antecipado em cota única e parcelamento:

  • Até 25 de fevereiro – Cota Única com 7% de desconto;

  • 10 de março – Primeira cota do parcelamento em 10 vezes sem juros;

As demais parcelas terão o vencimento no dia 10 de cada mês. Caso o vencimento da parcela seja em ¨dia não útil¨, o contribuinte poderá efetuar o pagamento no próximo dia útil subsequente, sem prejuízos, desde que a parcela tenha sido emitida até a data do vencimento. Caso a guia seja emitida após a data de vencimento, sobre a parcela incidirá multa, juros e correção monetária.


Desconto Bom Pagador

  • Desconto de 8% (oito por cento) sobre o valor do IPTU, para economias que não possuam parcelas vencidas e não pagas no exercício anterior ao do lançamento;

  • Desconto de 10% (dez por cento) sobre o valor do IPTU, para economias que não possuam parcelas vencidas e não pagas nos dois exercícios anteriores ao do lançamento.

  • Desconto de 12% (doze por cento) sobre o valor do IPTU, anualmente, para economias que não possuam parcelas vencidas e não pagas nos três exercícios anteriores ao do lançamento.

O desconto concedido é somente no IPTU, não incidindo sobre a Taxa Ambiental de Coleta de Lixo (TACL). Os pagamentos podem ser realizados na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul, além das lotéricas.


Para mais informações estão disponíveis no horário das 9h às 14h, o telefone 2200-0475, opção 1; ou presencialmente, no Atendimento Fazendário, na Avenida Dom João Becker, nº 754, no térreo do Centro Administrativo. Ou ainda pelo e-mail: iptu@saoleopoldo.rs.gov.br


Fonte: PMSL

0 comentário