O prazo para aproveitar os descontos máximos no pagamento do IPVA 2025 no Rio Grande do Sul termina na próxima segunda-feira (30). Quem quitar o tributo até essa data pode obter uma redução de até 28,13%, combinando benefícios de antecipação e programas como Bom Motorista e Bom Cidadão.
A antecipação do pagamento garante um desconto direto de 6%, enquanto a não atualização da UPF/RS (Unidade de Padrão Fiscal), estimada em 4,63%, acrescenta um alívio adicional. Condutores sem multas nos últimos três anos podem obter até 15% de desconto pelo programa Bom Motorista. Já os inscritos no Nota Fiscal Gaúcha, que incluem o CPF nas compras, têm direito a mais 5% de abatimento.
Para efetuar o pagamento, é necessário informar o número do Renavam e a placa do veículo nos bancos credenciados, como Banrisul, Sicredi, Sicoob, Bradesco (apenas correntistas) e Banco do Brasil (apenas correntistas). O imposto também pode ser quitado em lotéricas da Caixa Econômica Federal, por Pix ou diretamente pelo site e aplicativo do IPVA/RS, com geração de QR Code.
Além do IPVA, os contribuintes podem aproveitar para quitar multas de trânsito e a taxa de licenciamento.
Descontos e parcelamento
Quem não conseguir pagar até 30 de dezembro ainda poderá obter descontos menores:
6% até 31 de janeiro;
3% até 28 de fevereiro;
1% até 31 de março.
Após essas datas, o imposto será atualizado pela variação da UPF/RS, e os benefícios de antecipação não serão aplicáveis.
Também é possível parcelar o imposto em até seis vezes sem juros, desde que a primeira parcela seja paga até 31 de janeiro. Nesses casos, os descontos de antecipação seguem as mesmas regras para as parcelas de janeiro, fevereiro e março.
O pagamento por placas seguirá até 30 de abril, mas sem descontos adicionais, exceto os dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.
Comments