top of page
Buscar

Coreia do Norte diz que testou drone subaquático com capacidade de desencadear “tsunami radioativo”


Imagem: Rodong Sinmun.

A Coreia do Norte afirmou nesta sexta-feira (24) que testou um drone subaquático capaz de carregar uma ogiva nuclear que poderia desencadear um “tsunami radioativo”. Um relatório da agência estatal de notícias coreana KCNA disse que o drone, chamado de navio de ataque nuclear subaquático não tripulado Haeil, foi testado de 21 a 23 de março, navegando nas águas da costa leste do país por mais de 59 horas antes de sua ogiva de teste ser detonada na tarde desta quinta-feira (23).


“A missão dessa arma estratégica nuclear é se infiltrar furtivamente em águas operacionais e fazer um tsunami radioativo em superescala por meio de explosão subaquática para destruir grupos de atacantes navais e os principais portos operacionais do inimigo”, disse o relatório da KCNA.


O documento revelou que a arma está em desenvolvimento desde 2012 e passou por mais de 50 testes nos últimos dois anos.


O teste desta semana “verificou sua confiabilidade e segurança e confirmou totalmente sua capacidade de ataque letal”, disse o relatório da KCNA, acrescentando que o drone pode ser implantado de qualquer porto ou rebocado por um navio de superfície para iniciar suas operações.


Especialistas lançaram dúvidas sobre as afirmações da Coreia do Norte, pois o país não apresentou provas do teste do drone. Nesta semana, o governo norte-coreano testou mísseis de cruzeiro com capacidade nuclear


Fonte: O Sul

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page