Coronavac adaptada para a variante Ômicron já tem previsão de lançamento


CoronaVac foi a primeira vacina contra a Covid-19 a ser aplicada no Brasil. | Imagem: Getty Images.

A farmacêutica chinesa Sinovac informou nesta terça-feira (07), que já tem uma previsão de quando terá uma versão da Coronavac adaptada para a variante Ômicron, do coronavírus.


Em um simpósio organizado pelo Instituto Butantan, que produz a vacina no Brasil, a vice-presidente da empresa, Yalling Hu, disse que o desenvolvimento da nova vacina deve ser concluído em até três meses.


Segundo Yalling Hu, a capacidade de produção da nova versão da vacina será de entre “1.000 milhão e 1.500 milhão de doses por ano”.


Neste momento, a Sinovac tem se dedicado a isolar o vírus, partindo de amostras de pacientes de Hong Kong com a variante. A próxima etapa é a realização de um ensaio clínico para examinar a eficácia do imunizante.


A previsão é que todo esse processo leve pelo menos três meses, terminando em fevereiro de 2022.


“A mutação é bastante instável no momento e ainda estamos trabalhando na neutralização cruzada da atividade causada pelo coronavírus”, explicou Yalling Hu. “Acho que em um futuro próximo vamos precisar de mais trabalho para avaliar a eficácia das vacinas contra esta variante e, talvez, ir mais além para avaliar a cobertura da vacina que temos hoje”, complementou ela.


Vacinas atuais em dúvida


Ainda não há estudos consistentes sobre a eficácia das vacinas atuais contra a variante Ômicron.


Os dados preliminares de estudo ainda em desenvolvimento feito pela Agência de Segurança e Saúde britânica sugere que as vacinas contra a covid-19 não protegem totalmente contra a Ômicron, mas a amostra estudada ainda é muito pequena. A pesquisa se baseia em um levantamento feito em um grupo de 22 pessoas.


Apesar disso, o que tem se observado até agora é que a variante, embora mais transmissível, parece não provocar casos graves. Nenhum óbito associado a ela foi registrado.


Fonte: Poa 24h

0 comentário
Sem título.png
Caixinha de perguntas Start.png