Covid-19: Esteio abre agendamento para dose de reforço da Janssen


Depois, basta ir na sede da SMS (Rua Padre Claret, 666) no dia e horário agendado com documento de identificação com foto e cartão de vacina entregue quando da aplicação da primeira dose. | Imagem: Eduardo Baratto Leonardi/ PME.

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu, na tarde desta quinta-feira (09), uma remessa com 885 doses da vacina contra a covid-19 da Janssen. Com isso, a SMS abriu o agendamento da dose de reforço para pessoas que tenham recebido a primeira injeção do imunizante produzido pela farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson em Esteio.


Para receber a dose extra da Jannsen, é preciso agendar pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina, sistema que está sendo utilizado pela Secretaria da Saúde para organizar a vacinação. Depois, basta ir na sede da SMS (Rua Padre Claret, 666) no dia e horário agendado com documento de identificação com foto e cartão de vacina entregue quando da aplicação da primeira dose. Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar o telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h.


A vacinação começa já nesta sexta-feira (10) e se estende até a sexta-feira (17), das 13h às 18h45min. À medida que mais imunizantes da Johnson & Johnson forem enviados para Esteio, serão abertas novas agendas para aplicação da dose de reforço.


De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, em Esteio foram aplicadas 2.062 doses da vacina que, até então, era de dose única e que teve a aplicação de reforço autorizada pelo Ministério da Sáude.


Primeira dose


Pessoas acima de 12 anos, independentemente de comorbidades, podem receber a primeira dose dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer em Esteio. Para isso, o procedimento é o mesmo: agenda no site www.esteio.rs.gov.br/vacina. Depois, vai na SMS receber a injeção, levando documento de identidade com foto e comprovante de residência em Esteio.


De acordo com a SMS, 4.410 moradores de Esteio acima de 18 anos não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19. Entre 12 e 17 anos, são 878 adolescentes que ainda não foram imunizados, o que contribui para possíveis casos da doença na cidade.


Segunda dose


Quem está no prazo de receber a segunda dose da vacina deve procurar a SMS de segunda a sexta-feira, de preferência no mesmo horário que recebeu a aplicação da dose inicial. Não há necessidade de agendamento. Basta levar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.


A dose complementar deve ser aplicada 28 dias depois da primeira dose se for o imunizante Coronavac e em oito semanas se for Pfizer ou Astrazeneca.


Em Esteio, 4.943 pessoas que já deveriam ter recebido a dose complementar ainda não foram completar o ciclo vacinal, número que representa 7,67% de faltas. O comportamento contribui para possíveis casos da doença na cidade e não colabora em nada para diminuir a circulação de vírus, além de ajudar, segundo cientistas, na criação de variáveis.



Dose de reforço


Pessoas acima de 18 anos que tenham concluído a imunização com duas doses da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer há, pelo menos, cinco meses, e imunodeprimidas de 12 a 17 anos que completaram o esquema vacinal há, no mínimo, 28 dias, podem fazer a dose de reforço da vacina contra a covid.


A injeção deve ser agendada no site www.esteio.rs.gov.br/vacina e a aplicação também ocorre na sede da SMS.



Mais de 134 mil doses aplicadas


De acordo com registros da Secretaria Estadual da Saúde (SES) disponibilizados no site vacina.saude.rs.gov.br, até as 18h da quinta-feira (9) já haviam sido aplicadas 64.432 doses iniciais da vacina por profissionais da rede municipal de Saúde, tanto em esteienses quanto em pessoas de fora que trabalham na cidade, por exemplo. Além disso, foram feitas 57.861 injeções de segunda dose, 2.062 de dose única e outras 10.094 de reforço. Somando tudo, já são 134.449 doses de imunizantes contra a covid-19 aplicadas nos limites do Município.


Quase um terço da população totalmente imunizada


Quando se fala na vacinação de moradores de Esteio, tanto feitas pela SMS quanto em outras cidades, os números são levemente superiores. Já são 65.373 doses iniciais aplicadas em esteienses, o que equivale a 78,5% da população.


Destas, 60.583 já receberam a segunda dose ou dose única, o que significa que 72,75% da população já está com o ciclo vacinal completo. Quanto ao reforço, 10.200 doses foram aplicadas (isso representa 12,25% da população ou 16,84% das pessoas que receberam a segunda dose).


Fonte: PME



0 comentário