Curso São Leopoldo: Memória e Patrimônio Cultural está com a 4ª edição em andamento


O curso teve início em setembro, ocorre em modo virtual pela plataforma moodle. | Imagem: divulgação/PMSL.

A Prefeitura de São Leopoldo promove a 4ª edição do Curso São Leopoldo: Memória e Patrimônio Cultural. A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e Secretaria Municipal de Educação (Smed). O professor-doutor em História pela Unisinos, Rodrigo Luis dos Santos, fez a aula inaugural para a turma no dia 8 de outubro. O curso teve início em setembro, ocorre em modo virtual pela plataforma moodle.

Santos é pesquisador voluntário do Museu Visconde de São Leopoldo e integrante do Instituto Histórico de São Leopoldo. Em sua explanação abordou aspectos acerca da história e memória local. A partir da utilização de fotografias, o professor traçou um histórico sobre a formação de São Leopoldo, indo além da imigração alemã, trazendo para o debate sociohistórico a contribuição dos povos negros e indígenas que aqui residiam antes de 1824; sobre os novos fluxos migratórios, como a vida dos haitianos.


O professor fez reflexões sobre patrimônio material e imaterial, mostrou monumentos que compõem a história do município, as festas tradicionais nos clubes locais, entre outros aspectos culturais, políticos e sociais.

O coordenador do Patrimônio Cultural de São Leopoldo, Joel Santana, fez a saudação inicial e a mediação foi feita pela professora Karen Dal Castel.


O curso está dividido em seis módulos, contemplando temáticas como a cidade e história local, os dados gerais e origens de São Leopoldo; os símbolos e objetos da memória, localização dos monumentos; as artes visuais e culturas populares, a importância da arte para construção da cidade, desenvolvimento e imigração, entre outros. Esta edição conta com 71 pessoas inscritas.


Fonte: PMSL

0 comentário