Buscar

Defesa Civil de São Leopoldo afirma que nível do Rio dos Sinos não deve entrar em situação de alerta


Os representantes da Defesa Civil de São Leopoldo comentaram sobre o nível do Rio dos Sinos e as chuvas dos últimos dias. | Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Nesta quarta-feira (04), o Programa Start News recebeu o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, e o coordenador da Defesa Civil de São Leopoldo, Fabiano Camargo, que comentaram sobre o Rio dos Sinos e as chuvas dos últimos dias.


“Nós observamos sempre o cais Mauá, Campo Bom, etc. Caso existam critérios para a emissão de alerta, como o nível do rio elevado e novas chuvas, é emitido o alerta para a população de São Leopoldo. Nós ainda temos previsão de chuva para hoje. O ciclone ainda está no estado. Caso o nível se estabilize em Campo Bom, um dia depois ele começa a estabilizar aqui”, explica o coordenador Fabiano Camargo.


De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, as parcerias tornam o trabalho do órgão mais fácil. “A gente tem uma boa parceria com o Corpo de Bombeiros, Semae, Semurb. Nós temos um grande respaldo quando necessitamos de equipamentos”, conta Paulo.


Apesar da estrutura da Defesa Civil da cidade ser pequena, Paulo e Fabiano estão satisfeitos com a equipe. “Nós temos um carro e uma boa equipe. São seis pessoas que nos ajudam no dia a dia”, diz o superintendente.


Sobre as inundações em São Leopoldo, um dos locais mais afetados é a rua das Camélias. “Nós também temos o trabalho de convencer as pessoas a saírem de suas casas, pois muitas delas têm medo de sair e ter a sua residência saqueada. A rua das Camélias vem sofrendo há décadas com alagamentos e inundações. Ela é uma área que não está coberta pelas estruturas dos diques. Não é apenas culpa do Rio dos Sinos, mas sim de uma série de fatores”, dizem.


Um dos assuntos conversados foi sobre sobre o nível do Rio dos Sinos nos últimos dias. “No atual momento, o rio está um pouco acima do normal [entre 2m e 2,5m]. Provavelmente vai atingir 3,5m amanhã. Caso aconteça, vamos acionar o monitoramento intensivo, onde várias medições são realizadas ao do dia, mas tudo será divulgado para a população”, tranquiliza Fabiano.


Nem sempre as demandas giram em torno de enchentes, inundações ou outras catástrofes. “O pessoal nos chama para tratar questões como árvores com perigo de queda, que atrapalhe a rede elétrica entre outras situações de risco para a população”, diz Paulo Borges.


Para entrar em contato com a Defesa Civil, você pode ligar para o telefone 24h (51) 991178291 ou pelo (51) 989247852.


O Programa Start News com o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, e o coordenador da Defesa Civil de São Leopoldo, Fabiano Camargo, tem reprise às 20h na radiostart.com.br


Confira a entrevista na íntegra.

Andressa Deuner, da Redação Start

0 comentário
Sem título.png
Caixinha de perguntas Start.png