top of page
Buscar

Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta de tempestades para a Região Metropolitana


Imagem: Lauro Alves/ Agência RBS.

A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu, no fim da tarde desta sexta-feira (6), um alerta para risco de temporais isolados sobre parte do Estado até o domingo (8). Conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), um sistema de baixa pressão aliado a um fluxo de umidade e passagem de uma frente fria pelo oceano provocam chuvas volumosas nas Missões, Noroeste, Centro, Vales, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste e Litoral Norte. Também há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento.


Segundo o órgão, o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo segue em declínio e, embora já tenha atingido os critérios para expirar do status de Alerta em relação ao nível, o mesmo é mantido de forma preventiva por conta da previsão de chuvas volumosas para os próximos dias que, caso se concretizem, poderão elevar novamente o nível. À montante, em Taquara, Campo Bom e em Novo Hamburgo segue em declínio.


A Prefeitura de São Leopoldo mantém equipes de sobreaviso para em caso de necessidade colocar em prática os Planos de Contingências elaborados pela Superintendência da Defesa Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).


Pela Defesa Civil, a situação envolve o monitoramento constante do nível do Rio dos Sinos e áreas de risco, informando a população caso se atinja o status de Alerta de inundação. O alerta é emitido quando o nível chega em 4,30m e há indícios de elevação e previsão de novas chuvas.


Já no caso da SAS, o plano é organizar as ações com antecedência, favorecendo o processo de acolhimento e o atendimento das demandas oriundas da situação. A secretaria já possui em estoque colchões, cobertores, roupa de cama, banho e material de higiene pessoal. Também fazem parte dos itens fraldas, mamadeiras, bicos e produtos de alimentação.


Em caso de emergência o contato com a Defesa Civil pode ser realizado através dos telefones: (51) 99117-8291, (51) 98924-7852 ou 2200-0633 (horário comercial). As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão 24h por dia.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


labelladonnasaoleopoldo.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page