Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta para temporais na região


Imagem: Wagner Mendel.

A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um alerta para risco de temporais isolados acompanhados de trovoadas, chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo para 24 e 26 de janeiro, na região. Conforme o boletim, da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).

A tarde da segunda-feira (24) será de tempo instável no estado. Uma frente fria que avança pelo oceano, somada ao calor e ao fluxo de umidade, provoca pancadas de chuva com risco de temporais isolados acompanhados de trovoadas, chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo na maioria das regiões gaúchas. Os volumes mais expressivos devem ficar concentrados na metade Sul. Apesar das chuvas, as temperaturas ficam altas e o calor predomina na parte da tarde.

Na terça-feira (25), o tempo continua com temperaturas elevadas e sensação de abafamento. Entre a tarde e à noite, o calor e a umidade do ar favorecem a ocorrência de temporais isolados na metade Oeste, região dos Vales, Sul e Norte gaúcho.

Na quarta-feira (26), uma nova frente fria avança pelo oceano e faz com que as tempestades isoladas se espalhem sobre todas as regiões, o que rompe com o padrão da onda de calor. Há chance de chuvas volumosas, com altos acumulados na Campanha e metade Norte.

Emergência

Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones 153, 993275609 e 989247852.

Nível do Sinos segue crítico

Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo na régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA/CPRM) marcava 0,63m. Com isso segue o apelo da Prefeitura de São Leopoldo e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) para que a população mantenha o uso racional da água, pois o processo de tratamento da água é criterioso e caro.


Fonte: PMSL

0 comentário