top of page
Buscar

Defesa Civil de SC eleva para 131 número de municípios atingidos pela chuva intensa dos últimos dias


Imagem: divulgação/ CBMSC.

A Defesa Civil de Santa Catarina elevou no início da noite deste domingo (8) de 120 para 131 o número de municípios que registraram ocorrências relacionadas com a chuva que atinge diversas regiões desde a metade da semana passada.


As autoridades apontam que as ocorrências reportaram chuva intensa, alagamentos, deslizamentos e queda de granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos.


O Estado está prestando atendimento em cooperação com as equipes municipais de Defesa Civil e com o apoio das unidades locais do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, de assistência social e demais estruturas públicas.


Conforme o mais recente boletim da Defesa Civil, emitido por volta de 18h30min, 60 municípios decretaram estado de emergência.


Governo fecha comportas de barragem


Para ajudar a conter o volume de água no Vale do Itajaí nesse domingo, uma das regiões mais castigadas pela enchente no Estado, o governador catarinense, Jorginho Mello, ordenou que as comportas da Barragem de José Boiteux fossem fechadas. O cumprimento da ordem, entretanto, necessitou de uso das forças de segurança pública para ser efetivado.


"Conseguimos concluir com sucesso a operação. Esta ação vai diminuir o nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, minimizando o impacto das cheias. Seguimos monitorando o nível de chuvas na região e em todo o Estado, A proteção das pessoas é a nossa prioridade", apontou o governador, em nota distribuída pela Secretaria de Comunicação do Estado.


A Polícia Militar, com suporte da Polícia Federal, executou operação para a desocupação da barragem, que vinha sendo alvo de manifestação e tinha instalações ocupadas por um grupo de indígenas.


Por nota, o comandante-geral da PM, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, admitiu que houve um confronto "pontual". "Nós temos imagens que mostram o nosso efetivo chegando no local, conversando com o cacique e uma oficial de Justiça lendo o documento. Até então uma desocupação sendo feita pacificamente. Só que mais ao final da operação fica um pequeno grupo concentrado na casa de máquinas, onde os policiais precisavam entrar para fazer os reparos", explicou.


De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, na noite deste sábado (7), o Batalhão de Choque, a Cavalaria e unidades do Vale do Itajaí se deslocaram até a Barragem de José Boiteux com a missão de liberar da área, para que a equipe técnica da Defesa Civil do Estado pudesse avaliar a estrutura e, posteriormente, o fechamento das comportas.


A negociação foi realizada entre o governador e o cacique Setembrino Camlém, que fez alguns pedidos para a liberação da área. A partir do acordo, os policiais se deslocaram para o trabalho em campo.


Fonte: GZH

0 comentário
banner superior START CARNAVAL 2024.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page