O governo federal anunciou nesta segunda-feira (18), a ampliação da área de funcionamento do Defesa Civil Alerta, um sistema de envio de alertas impositivos da Defesa Civil Nacional em casos de desastres de grande perigo. Lançado em agosto, o projeto piloto já foi testado em 11 municípios e, na nova fase, alcançará mais 37, sendo 36 no Rio Grande do Sul.
O sistema busca reduzir os impactos de desastres como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano. A ideia é comunicar os moradores em áreas de risco para que esses possam se manter em alerta e, sendo necessário, se retirar dos locais.
Antes de colocar o sistema em operação nos novos municípios, a Defesa Civil Nacional, em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, vai promover alertas de demonstração nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro para mostrar o funcionamento da ferramenta na prática.
"É um sistema complementar, os outros que já são utilizados serão mantidos. O que queremos aqui é levar proteção e segurança para a população", disse o ministro em exercício da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro.
No primeiro dia, os alertas serão enviados para 36 cidades gaúchas:
Três Forquilhas
Itati
Três Coroas
Porto Mauá
Pedro Osório
São Sebastião do Caí
Maquiné
São Lourenço do Sul
Muçum
Encantado
Cruzeiro do Sul
Dom Pedrito
São Vendelino
Eldorado do Sul
Porto Xavier
Estrela
Iraí
Pelotas
Rolante
Alegrete
Igrejinha
Quaraí
Parobé
São Jerônimo
Montenegro
Rosário do Sul
Pântano Grande
Barra do Guarita
Uruguaiana
Itaqui
Capão do Leão
Caxias do Sul
Nova Hartz
Novo Hamburgo
Cachoeira do Sul
Santa Maria
No segundo dia, o sistema será testado em Belo Horizonte
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto pop-up e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Não há necessidade de cadastro prévio do usuário.
"A partir do dia 4 de dezembro, os governos estaduais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais poderão fazer a gestão do sistema de alerta e, se necessário, poderão disparar alertas para outros municípios", explicou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.
Projeto piloto
Em agosto deste ano, o Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios durante 30 dias. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Um mês após o início do projeto piloto, a maior parte da população das 11 cidades aprovou o novo sistema de envio de alertas. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.
Fonte: GZH
Comments