Delírios sem limites: Presidente da Fundação Palmares diz que estrela da Heineken 'é do PT'


Sérgio Camargo

Segundo o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, a estrela vermelha que caracteriza o logotipo da cervejaria Heineken, erguida em 1864, é uma alusão ao símbolo do Partido dos Trabalhadores (PT). A sigla foi fundada por sindicalistas em São Paulo em 1980.

A comparação consta em um tweet publicado nessa segunda-feira (25/4) pelo dirigente da Fundação Palmares, que é vinculada ao Ministério da Cultura. No post, Camargo critica uma campanha em prol da diversidade atribuída à gigante holandesa. A peça diz: "Juntes brilhamos mais". A frase usa a polêmica linguagem neutra, criada para incluir pessoas e coletivos que não se encaixam nos gêneros masculino e feminino. Sérgio classificou a propaganda como uma "palhaçada". "Não estou junto dessa palhaçada! Isso é marketing da lacração. A estrelinha vermelha, primeira da série, é o PT. A holandesa Heineken deveria respeitar a língua oficial do país onde atua e fatura alto, em vez de degradá-la para bajular minorias doutrinadas, ressentidas e ignaras!" Não é a primeira vez que Sérgio Camargo provoca polêmicas. Em fevereiro de 2020, ele demitiu por telefone funcionários negros da fundação, com o argumento de que precisava montar uma equipe de confiança, de extrema-direita. Em maio do ano passado, ele repudiou Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares e que dá nome à instituição que ele dirige atualmente. Um mês depois, ele chamou o movimento negro brasileiro de "escória maldita", formado por "vagabundos". E em novembro, excluiu Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila da lista de personalidades negras, afirmando que, dali em diante, o 'Brasil finalmente terá orgulho'. Heineken nega conotação política

Procurada pela reportagem, o grupo Heineken confirmou a autoria do banner em questão e reforçou que a campanha não visa apoio a partidos políticos, mas à causa da diversidade.

"O Grupo HEINEKEN esclarece que o objetivo do conteúdo em questão foi apoiar a luta pela diversidade, em linha com um de seus mais importantes valores, o Respeito, e acreditando que cada um é livre para ser quem realmente é. O Grupo tem utilizado a linguagem neutra em comunicações institucionais de apoio à causa como uma forma de inclusão e nunca com desrespeito à língua portuguesa ou com conotação política", diz a nota enviada pela empresa à reportagem. Em 2017, a cervejaria já havia emitido um comunicado negando o significado político da estrela vermelha de seu logotipo - à época, associado ao comunismo pelo primeiro-ministro da Hungria, Víktor Orbán. Nacionalista e ultraconservador, ele pretendia proibir o uso de símbolos que considerava totalitários. Na nota, a Heineken afirma que o principal significado da estrela vermelha é "um ânimo festivo, quente e alegre".


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br /Fonte: em.com.br

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