top of page
Buscar

Desfile oficial da São Leopoldo Fest 2023 leva alegria para a rua Independência


Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

O desfile comemorativo aos 199 anos da Imigração Alemã no Brasil e ao aniversário de São Leopoldo percorreu a rua Independência neste sábado (15) e contou com a participação de diversas organizações e sociedade civil. Os grupos caminharam pela Rua Grande representando as etnias e culturas presentes no município, com destaque para a cultura germânica, lembrando os primeiros imigrantes que desembarcaram nas margens do Rio dos Sinos, em 1824.


Na abertura do desfile, o prefeito Ary Vanazzi falou sobre uma cidade para todos. “Agradecemos a mobilização de todas as entidades para celebrar esses 199 anos. Precisamos valorizar o passado para sonhar com um futuro melhor. Convido a comunidade de São Leopoldo para celebrar este momento especial no Largo Rui Porto”, ressaltou.


O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, destacou os 12 dias de festividades com muitas atrações. “Além de todas as atividades culturais, a festa terá feira comercial, industrial, de serviços, artesanato e uma Arena de Empreendedorismo e Inovação. Esta São Leopoldo Fest é a dos 199 anos, rumo ao Bicentenário”, comentou.


A auxiliar de escritório, Luciana Oliveira, de 32, anos, foi uma das centenas de pessoas que acompanharam o desfile. Ela contou que achou muito bonito e salientou o caráter festivo da caminhada. “O pessoal está muito animado. Gostei bastante da Banda Marcial da escola Emílio Meyer. Também gostei da participação do grupo da terceira idade”, disse.


O desfile foi aberto pela banda marcial do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) do Exército Brasileiro, seguido pelos veículos da Guarda Civil Municipal (GCM), Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Unimed e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).


Em seguida, a bandinha Força Total deu o ritmo, trazendo a corte da São Leopoldo Fest 2023, com a rainha Mariana Brandolt, a 1ª princesa Jéssica Gomes, a 2ª princesa Chaiane Pipper Alves e a Oma Amália Sauter.


Já os integrantes da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), juntamente com a Central Animal Pet, levaram para o desfile animais tutelados pelo Canil Municipal de São Leopoldo disponíveis para adoção.


Na sequência desfilaram o Grupo Viver Bem, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a Associação Leopoldense de Deficientes (Aldef), Associação Comercial Industrial e de Serviços e Tecnologia (ACIST-SL), Sicredi Pioneira, Grupo Maturidade Ativa Sesc, os Grupos Escoteiro Cap. Bressane, Peregrino, Cruzeiro do Sul e Órion, as Bandas Marciais da Escola Emílio Meyer, da Escola Castro Alves, Escola Maria Edila, Grupo da Tarde LGBTQIA+, Assemplife, CDL, Grupo de Carros antigos, Escola Estação Primeira de São Léo, a S3 Produtora, Bender Chopp, AGAP, GT Sepé Tiarajú, CTG Tapera Velha, CTG Tio Lautério, CTG Tropeiros da Coxilha, DTG Leão da Serra, CTG Sinuelo, Associação Tradicionalista Gaúchos da Feitoria e demais cavalarianos.



0 comentário

Comentários


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page