top of page
Buscar

Despoluição visual e adequação de fachadas dos imóveis do Patrimônio Histórico-Cultural de São Leopoldo são tema de encontro

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) reuniu proprietários, comerciantes e empreendedores dos imóveis listados no Inventário do Patrimônio Histórico-Cultural de São Leopoldo, conforme Lei n° 9.750, de 28 de novembro de 2022. O encontro aconteceu nesta terça-feira (20) para tratar da despoluição visual e adequação de fachadas dos imóveis.

 

O coordenador do Patrimônio Histórico da Secult, Márcio Linck, e o superintendente de Urbanismo da Secretaria-Geral de Governo (SGG), João Henrique Dias, explicaram as determinações da lei onde estão os padrões a serem seguidos em itens, como as placas publicitárias, toldos, pintura, entre outros, e destacaram o prazo para regularização prorrogado seguindo a Lei Municipal 10.008/2023. Além disso, foram apresentados os incentivos para a preservação dos imóveis com o desconto no IPTU e a redução da faculdade de construir.

 

No encontro, Linck ressaltou o potencial de valorização do patrimônio com a preservação de suas características históricas e arquitetônicas. “Estes prédios têm um valor histórico com o qual seus proprietários podem fortalecer o sentimento de pertencimento social e ter nas suas fachadas preservadas o principal atrativo”, destacou.

 

“Este é um momento muito importante de esclarecimento, não é a primeira vez que estamos nos reunindo, e estamos retomando para orientar no sentido de educarmos para o bem melhor que é não termos a poluição visual e promovermos a preservação histórica”, afirmou o titular da Secult, Marcel Frison.

 

O promotor Ricardo Schinestsck Rodrigues acompanhou a reunião e falou sobre o trabalho que vem realizando com a Prefeitura e sociedade civil. Schinestisck também se referiu ao expediente que a Promotoria de São Leopoldo tem que trata da poluição visual no Centro. “Estamos fazendo tratativas, diálogos também da mesma forma envolvendo a sociedade para avançarmos em vários aspectos, porque o avanço com segurança, isso é o mais importante, com cautela, com diálogo”, explicou.


Após as apresentações, os participantes fizeram uma série de questionamentos relacionados às normas e ainda sobre o Inventário e despesas.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comentarios


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page