Dicas do Find: Sarau do Rio, Expo Black e oficinas no Museu do Trem movimentam São Leopoldo
- Start Comunicação

- 13 de jan. de 2023
- 4 min de leitura

O ano é novo, mas os eventos em São Leopoldo seguem a todo vapor. Esse fim de semana promete ser de bastante agito e recheado de atrações para a família. Para você não perder nenhum evento, a Start Comunicação traz uma agenda para você aproveitar tudo que a cidade oferece à população leopoldense e da região.
Sarau do Rio tem sua primeira edição de 2023 neste domingo
A primeira edição de 2023 do Sarau do Rio já tem dia e hora para acontecer. É neste domingo (15), a partir das 15h30min, no Museu do Rio, que fica na rua da Praia), à beira do Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Com entrada franca, ao ar livre e em meio à natureza, o projeto multicultural possui uma programação diversificada, com apresentações musicais, mostras de arte, oficinas infantis e literárias, expositores de economia criativa e solidária e gastronomia.
“Para o primeiro Sarau de 2023 a expectativa é receber o público habitual, mas dessa vez iniciando um pouco mais tarde – normalmente o sarau inicia às 13h. Pensamos em contemplar as famílias que chegam da praia ou outras atividades e querem curtir um fim de tarde com bebida gelada e gastronomia num espaço de apresentações culturais para todas as idades. Será uma edição para abrir o ano com energia renovada, novidades e muita alegria em receber as pessoas que buscam cultura, lazer e natureza”, afirma Klau Brentano, uma das organizadoras do evento e Presidente da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC).

Estão confirmados Jonnas Nunes, Alemão Douglas & Banda, Daii Nunes e Barn Club entre as atrações musicais que irão se apresentar no palco principal. O projeto The Beatles no Acordeon, que interpreta temas conhecidos dos fab four, encerra a noite. Criado pelo tecladista da banda Vera Loca, Diego Dias, o grupo vem ganhando visibilidade nacional. Diogo e Cassiano Farina (violão e contrabaixo, respectivamente) e Robledo Rock (bateria) completam o quarteto.
Já o Papo Literário será com Ana Lúcia Garske, jornalista e autora do livro As Cinco Badaladas do Sinos (Catarse 2021) que traz um recorte da primeira onda da pandemia da Covid-19 no Hospital Centenário. Escreveu, ainda, a biografia Enquanto eu Respirar (Oikos 2022), um relato humano e inspirador sobre a vida de José Nestor Moraes, um dos pioneiros do movimento por inclusão e direitos às pessoas com deficiência em São Leopoldo na década de 1970.

O artista visual Rogério Tosca dará uma oficina de Criação coletiva de pintura e muralismo e o Ateliê Klau Brentano ministrará a Oficina de Brinquedos com Materiais de Descarte, o que iria para o lixo se transformará em diversão e cuidado com o meio ambiente. A atração teatral fica por conta do Teatro Hoje tem Espetáculo – Grupo Circo Jardim. Os Bolheiros de São Léo, que divertem e encantam através das bolhas de sabão, também estarão ao longo do dia. Nesta edição, são esperados mais de 20 expositores da Feira Criativa, que ficarão no pátio do Museu do Rio e ao longo da Rua da Praia.
Confira a programação*
15h30 - Início do Sarau;
15h30 - Oficina com Rogério Tosca**;
16h - Show Jonnas Nunes;
16h45 - Hoje tem Espetáculo;
17h - Papo literário com Ana Garske**;
17h30 - Show Daii Nunes;
18h15 - Show Alemão Douglas;
19h - Show Barn Club;
20h - Show The Beatles no Acordeon.
** Ação acontece dentro do Museu do Rio
*** Apresentação acontece no espaço da Feira Criativa
*Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local
Museu do Trem com oficinas para a família toda

Durante o verão, o Museu do Trem de São Leopoldo realizará, aos sábados, oficinas voltadas para as famílias de visitantes, onde a equipe do Educativo do espaço vai ministrar atividades com confecção de diversas máscaras, destacando elementos de usos industriais e culturais.
As oficinas se iniciam neste sábado (14) e seguem nos próximos sábados – 21 e 28 de janeiro –, e nos dias 4 e 11 de fevereiro. Os horários são das 10h ao meio-dia e das 14h às 17h.
As atividades são totalmente gratuitas e possuem o objetivo de desenvolver por meio de uma abordagem lúdica os conhecimentos relacionados à arte, ao patrimônio industrial e do museu. Caso queiram, as famílias podem trazer materiais de arte e artesanato, como retalhos de papel e tecido, lantejoulas, tesoura, cola e tintas.
Diversidade da cultura negra

Ainda no domingo, acontece a VII Expo Black, a partir das 14h, na Praça 20 de Setembro – conhecida como Praça da Biblioteca – no Centro da cidade. A primeira edição de 2023 vai contar com a participação de 13 expositores comercializando diversos produtos.
A Expo Black tem como objetivo mostrar a diversidade da cultura negra e o trabalho destes empreendedores, além de ser um espaço para comercialização dos seus produtos. “Com esta iniciativa buscamos valorizar e fortalecer a cultura e a identidade negra. Apesar de todas as dificuldades, acreditamos que o empreendedorismo é uma alternativa para a mudança social”, destaca a chefe do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), Adriângela Cabral.
O evento tem apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).
Em caso de chuva o evento será transferido para o próximo domingo (22).
E aí, curtiu? Aproveite esses dias de descanso e curta a cidade de São Leopoldo e seus pontos turísticos.
Guilbert Trendt, da Redação Start com colaboração da C2 Comunica































Comentários