top of page
Buscar

Dr. Miguel Nicolelis palestra sobre a interface cérebro-máquina no Congresso do Bicentenário


Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

O professor Dr. Miguel Nicolelis, médico e neurocientista brasileiro, conhecido mundialmente e considerado um dos cientistas e pensadores mais importantes da atualidade, foi o grande nome do Congresso do Bicentenário de São Leopoldo. A palestra ocorreu na manhã desta terça-feira (26), na Sociedade Orpheu.


A atividade fez parte da programação que está sendo realizada de 25 a 27 de março, com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”.


“Como bisneto de imigrantes da Itália e da Grécia, entendo perfeitamente a relevância de uma data como esta. Afinal de contas, todos nós somos de algum lugar do mundo e nos encontramos aqui no Brasil, e também do Brasil partimos para outros lugares do mundo”, iniciou Dr. Nicolelis, agradecendo o convite para o congresso. “Todos nós sabemos como esse país foi constituído. Todos que tinham, mundo a fora, o desejo de começar uma nova vida encontraram um outro país para começar e criar as suas famílias”, continuou.


Durante mais de uma hora, o neurocientista contou a história de como uma linha de pesquisa científica, criada com o intuito original de entender quais são os mecanismos que fazem a mente humana ser o que ela é, saiu de dentro de quatro paredes de um laboratório e se tornou uma das áreas mais relevantes na Ciência. “O estudo da Interface cérebro-máquina, uma conexão direta entre o cérebro de animais ou seres humanos com máquinas, sejam elas mecânicas, eletrônicas ou virtuais”, explicou o professor.


De acordo com o titular da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e coordenador do Bicentenário, Marcel Frison, “estamos recebendo um dos maiores cientistas do Brasil e do mundo, pioneiro dos estudos da relação humana com a tecnologia, trazendo avanços significativos das suas experiências no mundo inteiro”.


Durante o encontro, o prefeito Ary Vanazzi ressaltou que “o nosso congresso tem o propósito de discutir os temas atuais e aprofundá-los, para que no nosso cotidiano a gente possa percorrer um caminho que traga mais tranquilidade e facilidade aos enfrentamentos dos desafios da humanidade para o próximo período”.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comentarios


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page