top of page
Buscar

Dr. Stephan Treuke compartilha experiência de empresa pública alemã de saneamento durante Congresso do Bicentenário


Imagem: Vanessa Bueno/ PMSL.

Experiências de projetos sustentáveis foram compartilhadas pelos palestrantes da Alemanha buscando reforçar os laços com São Leopoldo, Berço da Imigração Alemã no Brasil. As palestras foram realizadas na programação do Congresso do Bicentenário na tarde desta terça-feira (26), no auditório do prédio H da Faculdades EST.


O sociólogo Stephan Treuke, representante da empresa pública alemã Emschergenossenschaft, trouxe a experiência para revitalização do sistema fluvial Emscher e seus impulsos para a transformação ecológica e socioeconômica da região de Ruhr, berço da indústria na Alemanha.


Inicialmente, Treuke contextualizou a região Ruhr e apresentou o trabalho de revitalização que contribuiu para a despoluição do Rio Emsher e seus afluentes, entre outros ganhos ambientais e sociais. O plano de âmbito regional abrangeu obras estruturais e ações de educação ambiental, criação de um plano diretor e outras iniciativas.


Conforme o sociólogo, as ações contemplaram a preparação das cidades para se tornarem mais resilientes aos efeitos das mudanças climáticas como as enchentes e escassez, com os sistemas de proteção e áreas de inundação.


Treuke avalia que o desafio é criar uma governança regional e cooperação para projetar as ações de recuperação e preservação ambiental e indicou algumas perspectivas que podem ser aplicadas por São Leopoldo e de forma cooperada com os demais municípios da região.


“Como estamos no Bicentenário, a gente devia levar esta oportunidade este ano para fazermos coisas em comum. Algumas coisas já são tramitadas, alguns projetos já estão encaminhados para ter um financiamento, um primeiro ponto de partida para termos mais coisas a fazer em comum”, afirmou.


Na sequência, a Dra. Uta Karrer, e o sociólogo Klaus Lauck apresentaram suas contribuições.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page