top of page
Buscar

Eduardo Leite prepara concurso para 6 mil professores e envia pacote de projetos à Assembleia do RS


Imagem: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini.

O governo do Estado encaminhou, nesta quinta-feira (10), à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, leva de projetos, sendo dois deles relativos a ações na educação. Os textos foram apresentados previamente pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e seus articuladores políticos aos líderes dos partidos aliados. Entre as propostas, a de renovação e ampliação de contratos emergenciais de professores.


Atualmente, são cerca de 25 mil nessas condições. O número será ampliado para 30 mil, em função das escolas que assumirão cursos em tempo integral e devido às aposentadorias. Outro projeto, chamado de “Professor do amanhã”, visa a formação de professores em cursos superiores de licenciatura em áreas estratégicas, por meio de bolsas, que serão garantidas pela transferência de recursos para Instituições Comunitárias de Educação Superior.


No total, serão mil vagas, em turma única, que começará em 2024, com investimento de R$ 56,4 milhões. As áreas de foco serão matemática, português, história, biologia e geografia. As matérias estão em regime de urgência, portanto, passarão a trancar a pauta em plenário no prazo de 30 dias.


O governo abrirá ainda mais seis mil vagas para professores, por meio de concurso público, além das 1,5 mil cuja homologação ocorrerá até dezembro deste ano. Três mil com nomeações previstas para 2025 e mais três mil em 2026.


Segundo o líder do governo no Legislativo, deputado Frederico Antunes (PP), o Executivo está praticando o que prometeu, garantindo prioridade para a educação. “O governo está empenhado e a Assembleia também está comprometida com o tema. É uma atuação conjunta, em sinergia”, disse.


Além dos projetos relativos à educação, também foi encaminhado texto de doação de imóvel do Estado, em Porto Alegre, para a Sociedade dos Surdos do Estado.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário
banner superior START CARNAVAL 2024.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page