top of page
Buscar

Eleições 2024: Projetos de infraestrutura e educação em destaque nas propostas eleitorais da coligação "Reconstruir e Avançar São Leopoldo"


Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação

A Start Comunicação começou nesta terça-feira (13), a partir do programa Start News, as entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de São Leopoldo, para que eles possam apresentar suas propostas de governo caso sejam eleitos.


Em meio aos desafios enfrentados por São Leopoldo após a enchente histórica, questões como sistema de proteção contra cheias e educação de qualidade ganham destaque nas propostas dos pré-candidatos a prefeito, Nelson Spolaor (PT), e a vice da chapa, Nado Teixeira (PDT). Com foco na reconstrução e desenvolvimento sustentável, as falas dos candidatos apontam para projetos estratégicos de longo prazo.


Infraestrutura e proteção contra enchentes


Nelson Spolaor ressaltou a importância da atualização do sistema de diques que, apesar de sua eficácia no passado, já não atende às necessidades atuais. "Os nossos diques são fundamentais e cumpriram uma função muito importante na nossa cidade. [...] Mas eles foram construídos na década de 70, 80, com base no volume de água e a enchente de 41, e, portanto, eles foram superados, eles transbordaram", explicou Spolaor.


Com uma visão de futuro, ele destacou a necessidade de um estudo profundo para adaptar a cidade aos novos desafios climáticos, prevendo ações para as próximas décadas. "O nosso desafio agora é justamente fazermos um estudo aprofundado [...] para novos eventos climáticos, e pensar a cidade para as próximas décadas, que essas décadas compreendam de 50 a 100 anos", elencou.


Além disso, Spolaor anunciou investimentos significativos, como os R$ 95 milhões destinados para construção de diques na região da Feitoria e os R$ 79 milhões liberados pelo governo federal para a construção de uma nova casa de bombas na região Nordeste. A meta é garantir a proteção da cidade contra enchentes futuras, incluindo a construção de bacias de amortecimento para controlar a elevação e a velocidade das águas do Rio dos Sinos.


Educação integral e compromisso com a comunidade


Na área da educação, Nado Teixeira apresentou a proposta de implementar o ensino integral em todas as escolas da rede municipal até 2028. Segundo ele, a educação é um pilar estruturante da sociedade, e o governo Vanazzi já deu início à ampliação dos turnos integrais, alinhando-se a projetos nacionais. "O nosso compromisso é fazer de fato aquilo que um dia o Darcy Ribeiro inspirou o Brizola [...] vamos trazer essa marca muito forte, que é uma marca que nos encontra," afirmou Teixeira.


O professor também mencionou o esforço contínuo para valorizar os professores e trabalhadores da educação, destacando a importância de políticas de valorização e gestão democrática. Ele apontou a ampliação do tempo das crianças na escola como um passo essencial para a formação cidadã e para contribuir com a cidade.


No que diz respeito à educação infantil, Nelson Spolaor destacou o compromisso de universalizar o atendimento durante o próximo mandato, especialmente para crianças de seis meses a três anos, uma fase com maior demanda por cuidados especializados. "O nosso objetivo é que, com essa porta que tem junto com o governo federal, nós iremos buscar mais recursos [...] e zerar a fila e termos a universalização deste atendimento durante o nosso mandato."


Saúde e desenvolvimento econômico


No campo da saúde, Nado Teixeira defendeu a transformação do Hospital Centenário em um hospital universitário, aproveitando a parceria com a Unisinos e o avanço proporcionado pela chegada da Faculdade de Medicina em 2016. "Nós temos condições hoje [...] de transformar o hospital em um hospital universitário. E essas condições hoje estão muito próximas de estarem dadas," afirmou Teixeira.


Já Nelson Spolaor destacou os avanços na atenção básica de saúde e o compromisso de atingir 100% de cobertura durante o próximo mandato, com a construção de novos postos de saúde em diversas regiões da cidade.


No âmbito econômico, Spolaor celebrou o crescimento de São Leopoldo, que passou da 12ª para a 7ª posição no ranking econômico estadual, mesmo durante a pandemia. Ele atribuiu esse sucesso à criação da Câmara Temática da Indústria, uma iniciativa pioneira que reúne empresários, trabalhadores, academia e poder público para pensar o desenvolvimento econômico da cidade. "Nosso compromisso é continuarmos produzindo políticas públicas fundamentais do desenvolvimento econômico," concluiu.


A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta terça-feira (13), às 20h20, na radiostart.com.br. 


Confira a entrevista completa:


Amanda Wolff, da Redação Start


0 comentário

Comentarios


banner-werle.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page