top of page
Buscar

Eleições 2024: saúde e educação são focos da proposta do MDB para a prefeitura de São Leopoldo

Foto do escritor: Amanda WolffAmanda Wolff

Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação

A Start Comunicação seguiu nesta quarta-feira (14), a partir do programa Start News, a primeira rodada das entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de São Leopoldo. No bate-papo, eles podem apresentar suas propostas de governo caso sejam eleitos.


À medida que as eleições se aproximam, os temas de infraestrutura, saúde e educação são os principais focos das propostas dos pré-candidatos da chapa própria do MDB à prefeitura de São Leopoldo, encabeçada por Arthur Schmidt como prefeito e Dr. Werner Carvalho como vice. Após o cenário de desafios climáticos e socioeconômicos enfrentados diante da enchente histórica, ambos enfatizam a necessidade de ações coordenadas e de longo prazo para enfrentar as dificuldades que afligem a cidade.


Reconstrução e proteção contra cheias


Arthur Schmidt destaca a urgência de abordar os problemas de infraestrutura, especialmente os relacionados à proteção contra cheias, com seriedade e compromisso. Ele critica a falta de manutenção dos diques, que foram construídos nas décadas de 70 e 80 e têm sido negligenciados, o que, de acordo com ele, pode ter contribuído para as recentes tragédias.


"Para a gente conseguir superar o que aconteceu e ter uma segurança de que não vai acontecer de novo, nós não podemos deixar esse assunto cair na vala comum da política. Nós precisamos de infraestrutura, precisamos tratar seriamente desse problema", enfatizou Schmidt, ao defender uma colaboração entre todas as esferas de governo para resolver os problemas de forma eficaz.


Schmidt também mencionou a necessidade de a cidade adotar uma visão a longo prazo e se preparar para enfrentar futuros desafios climáticos, evitando, assim, que a política partidária interfira nas decisões cruciais para a segurança da população. "Se não houver essa solução macro, se não houver essa participação coletiva do Estado e de todos os municípios, tirando a política de lado, sei lá em quanto tempo de novo vai acontecer uma tragédia," alertou.


Desafios na saúde pública


Dr. Werner Carvalho, com sua experiência na área da saúde, trouxe à tona a questão da humanização e eficiência dos serviços de saúde pública em São Leopoldo. Ele destacou a precariedade na gestão dos postos de saúde, onde a maioria dos profissionais são terceirizados, o que prejudica a continuidade e a qualidade do atendimento.


"A saúde é uma coisa que é feita por pessoas e para as pessoas. Para tu ter essa humanização, para tu ter esse acolhimento, é preciso que as pessoas que estão fazendo, estão doando o seu trabalho, se sintam pertencentes ao local," afirmou Carvalho. Ele defende que, para melhorar o atendimento, é essencial garantir que os profissionais estejam ligados à comunidade e tenham estabilidade em seus cargos, para que assim se consiga o acolhimento correto com os pacientes.


O pré-candidato a vice-prefeito também criticou o uso político do Hospital Centenário, que, segundo ele, precisa ser gerido por profissionais qualificados e não por indicações políticas. "O Hospital Centenário, há muito tempo é muito mais um instrumento político, e pior, de politicagem, do que propriamente um lugar onde as pessoas efetivamente se preocupam com a saúde," criticou.


Além disso, Carvalho defende a transformação do Hospital Centenário em um hospital escola como uma estratégia para melhorar a qualidade do atendimento e a formação dos profissionais de saúde. Ele sugere que uma parceria com a Unisinos, que já havia sido iniciada, poderia ser retomada e ampliada para transformar o hospital em uma referência na formação médica.


"Nós temos condições hoje [...] de transformar o hospital em um hospital universitário. Mas o acordo com a Unisinos havia sido iniciado antes, só que foi parado. Então teria que haver outra conversa com a universidade para saber se a eles também seria vantajoso retomar essa parceria', afirmou o médico, apontando para a importância de se buscar modelos de gestão que permitam ao Hospital Centenário cumprir sua função com excelência, longe das influências políticas.


Educação e desenvolvimento sustentável


Na área da educação, Arthur Schmidt, que já foi secretário da pasta na cidade, destacou os avanços feitos em gestões anteriores, como a expansão significativa do número de vagas na Educação Infantil, e criticou a redução da jornada integral nas escolas de educação infantil. Ele defende a necessidade de um pacto social para garantir que a educação continue sendo uma prioridade em São Leopoldo.


"Nós temos que fazer um debate, brigar para que aumente o repasse federal para essa etapa da educação. Porque se a gente fala que educação é prioridade, e deve ser prioridade, como você vai fazer a educação como prioridade se o município tem que assumir a parte da segurança pública e da saúde também?" questionou Schmidt.


Em relação ao desenvolvimento econômico, o pré-candidato a prefeito pelo MDB sublinhou a importância de atrair novos investimentos para a cidade, mas com foco em criar um ambiente que estimule o consumo local e atenda às necessidades de uma população jovem e criativa. "Nós precisamos atrair consumo, consumidores. Se as pessoas não morarem em São Leopoldo, não vai fazer tanta diferença," afirmou.


Compromisso com São Leopoldo


Tanto Arthur Schmidt quanto Dr. Werner Carvalho reiteram que seu compromisso não é com partidos políticos, mas com a população de São Leopoldo. Eles defendem uma gestão que coloque as necessidades dos cidadãos acima de interesses partidários e que trabalhe para construir uma cidade segura, saudável e próspera.


"Vamos parar de hipocrisia e vamos começar a nos preocupar com quem mais interessa para São Leopoldo, que são as pessoas de São Leopoldo", concluiu Schmidt, reforçando a ideia de que o foco deve ser sempre no bem-estar da população e na construção de um futuro melhor para a cidade.


A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quarta-feira (14), às 20h20, na radiostart.com.br. 


Confira a entrevista completa:


Amanda Wolff, da Redação Start

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
REFIS BANNER SUPERIOR SITE START refis-1 (1).png
bottom of page