O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com ministros na manhã desta segunda-feira (20) para falar sobre a coordenação das ações de ajuda ao Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes históricas.
No encontro, o presidente pediu foco em três frentes:
bombas para escoar a água;
plano e execução de reconstrução de escolas em pontos mais seguros;
reconstrução de hospitais, dada a situação de saúde que a água suja, com restos humanos e de animais, provoca no estado.
Definir as ações imediatas e as áreas prioritárias vai garantir que as medidas andem mais rapidamente – a população precisa de ajuda de forma urgente.
Há um entendimento entre os ministros que participaram da reunião que é preciso se comunicar com clareza e ajudar o RS a retomar aos poucos algumas atividades, enquanto a água baixa em alguns pontos. Nesta segunda, a rede municipal de ensino iniciou a volta às atividades em Porto Alegre.
Participaram do encontro os ministros:
da Casa Civil, Rui Costa;
da Educação, Camilo Santana;
da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
das Cidades, Jader Filho;
da Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta;
o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa;
e o secretário Nacional de Assistência Social (MDS), André Quintão.
Na reunião, Lula também reforçou que ministros só podem fazer anúncios se tiverem datas para concretizar, e que a comunicação deve ser clara, sem deixar dúvidas para a população. O tom do encontro, segundo participantes ouvidos pelo blog da jornalista Camila Bomfim, do g1, foi o de articulação entre promessas e ações.
Fonte: g1
Komentarze