top of page
Buscar

Em ritmo acelerado: obras de revitalização da rua Independência avançam para a segunda quadra




Foto: Daniele Morais

SÃO LEOPOLDO: o Consórcio de empresas que é responsável pela revitalização da Rua Independência, iniciou na manhã deste sábado, dia 25 de novembro, a remoção dos paralelepípedos no entroncamento entre a rua Independência com a rua Brasil. O calçamento por ser tombado pelo patrimônio histórico, será levado ao alojamento do Consórcio, na Sociedade Ginástica, onde serão higienizados e paletizados (armazenados em palets de madeira), para serem colocados novamente em outra etapa da obra.

 

Os trabalhos de modernização e revitalização da Rua Grande agora seguem em direção a segunda quadra, inicialmente até a Magazine Luiza, onde já foram colocados os tapumes nos dois lados da via pública. Nessa etapa, será feita a macrodrenagem da rede pluvial, entre a Brasil e a Independência, com a colocação dos canos de 800mm e, em seguida, a rede subterrânea da tubulação de energia elétrica de baixa e média tensão; rede lógica (telefone e internet). Na primeira quadra, a galeria pluvial está concluída, 80% da tubulação de energia elétrica, 70% dos canos de 300mm da rede cloacal e 50% da rede lógica, estão prontos. O Consórcio trabalha também na fixação das caixas de visitas da galeria pluvial (oito no total) e nas três caixas de visitas do esgoto cloacal. 


Foto: Daniele Morais

O prefeito Ary Vanazzi acompanhou os trabalhos das equipes na manhã deste sábado, e conversou com alguns funcionários e se inteirando sobre o andamento da obra. “Essa revitalização da Independência é algo muito importante para a cidade de São Leopoldo. Além de melhorar o comércio e estimular à vinda de pessoas de outras cidades, queremos devolver a Rua Grande o que ela sempre foi, o glamour dela, do ponto de vista de atração turística para trazer público para a cidade, para fortalecer o comércio, fortalecer o emprego e fortalecer a parte histórica da cidade”, disse Vanazzi.

 

“Foi a mesma coisa que aconteceu com a avenida João Corrêa, quando revitalizamos ela em 2008. Teve muita gente que não gostou, mas aquela avenida trouxe muita indústria, muito comércio e trouxe valorização: "a cidade passou da 12ª economia para a 6ª economia. Quando você faz investimento isso mostra que a cidade está em plena evolução e crescimento”, ponderou o prefeito".

 

Os secretários Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, e de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, estiveram na sexta-feira (24) em visita à obra. Spolaor destacou o diálogo com os moradores e lojistas e a preocupação do município em priorizar a livre circulação das pessoas com acesso ao comércio. Sobre a paralisação das obras durante o Natal, o titular da SGG afirmou que, “a nossa projeção é de que a gente possa parar alguns dias antes do Natal. Estamos dialogando porque têm as equipes das empresas trabalhando e a questão do comércio. Por essa sensibilidade, devemos parar por alguns dias. Mas sempre é bom frisar que o acesso ao comércio estará garantido todos os dias”, garante Spolaor.

 

“Tivemos alguns contratempos durante o início da obra devido a esse período de muita chuva e também com o atraso na chegada do material necessário para a sua execução, porém podemos perceber que estamos dentro do planejado e a obra está seguindo o cronograma, diria até que segue em ritmo acelerado nestes primeiros 30 dias”, lembrou o secretário Geraldo Passos.

 

Rua Brasil temporariamente interrompida

 

Com o avanço das obras para a segunda quadra, entre a Independência e Brasil e, posterior rua Osvaldo Aranha, o trânsito deve permanecer interrompido no trecho das duas vias públicas, com o fechamento na rua Marquês do Herval com a Brasil. Somente moradores e lojistas terão acesso ao local entre a Independência, Brasil e Marquês do Herval. O trânsito deve ficar fechado até a conclusão da macrodrenagem da rede pluvial entre a Independência e Brasil.

 

Terminada a rede pluvial da Presidente Roosevelt

 

O Consórcio São Leopoldo terminou nesta semana, as obras de macrodrenagem da rua Presidente Roosevelt, ligando a galeria da rede pluvial entre a esquina da rua José Bonifácio até a Independência. Nessa próxima semana, a Presidente Roosevelt deve receber o capeamento asfáltico em sua extensão da Rua Grande, passando pela Marquês do Herval e rua São Joaquim. Entre a São Joaquim e José Bonifácio será recolado o calçamento com pedras irregulares.


FONTE: SCOM/PMSL

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page