Em São Leopoldo, Centro POP oferece oficina de redução de danos e prevenção às drogas


O objetivo é oferecer por meio de uma conversa descontraída, e livre de preconceito, o tema do uso de drogas e quais são suas consequências. | Imagem: Estevan Benacchi/PMSL.

O Centro POP de São Leopoldo oferece todas as sextas-feiras a oficina de Redução de Danos e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, destinada aos usuários atendidos no espaço. A formação foi pensada e organizada pela chefa do departamento do Centro POP, Caroline Timm e pelo educador social, Brian Gehlen que também ministra a oficina.


O objetivo é oferecer por meio de uma conversa descontraída, e livre de preconceito, o tema do uso de drogas e quais são suas consequências. Os usuários do serviço relatam suas experiências e expectativas para reverter esta situação, a partir da mudança de seus hábitos e vislumbrando um novo rumo para a sua realidade.


Na sexta-feira, 29 de outubro, a oficina teve a participação do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Ricardo Charão e da chefa do departamento técnico de Proteção Social Especial, Rafaella Codeim. Foram abordadas as maneiras de como reduzir o impacto durante o uso de drogas, salientando também a ideia de controle sobre o uso de qualquer substância. Por meio da troca de ideias e de experiências, durante a oficina, a pergunta que ficou para todos participantes foi, será que eu estou usando tal substância ou é ela que está me usando?


Charão explica a importância de falar abertamente com os participantes desta oficina e apontar-lhes saídas reais desta situação. “Falar abertamente com eles é fundamental para criarmos um laço de confiança, cada passo que eles derem reduzindo os danos causado pelo uso de substâncias psicoativas já é um passo para uma nova realidade, vemos que muitos ali querem sair desta situação e por vezes apenas falta um incentivo ou a informação correta e sem preconceito para que eles tenham a força necessária de virar este jogo”, afirma.


Esta oficina integra um conjunto de atividades que o Centro Pop desenvolve com os usuários do serviço, entre elas sobre o Mundo do Trabalho que ocorre todas as quintas-feiras, criando assim alternativas concretas para que os usuários do serviço tenham alternativas reais de mudarem sua realidade.


Fonte: PMSL

0 comentário