A Escola de Samba Império do Sol vai representar São Leopoldo na elite do Carnaval de Porto Alegre. A agremiação desfila no Grupo de Ouro neste no início da madrugada deste sábado (4) para domingo (5), partir de 0h40 (conforme o cronograma). A escola traz no seu samba-enredo a defesa do direito à moradia. O tema “Resido na Morada do Amor, Faço este Samba com Emoção para Falar do Direito à Habitação” será interpretado pelo sambista Everton Rataeski.
A escola do Bairro São Miguel é presidida por Alzemiro Jacinto da Silva, mais conhecido como Miro. Fundada em 20 de fevereiro de 1988, a escola acumula mais de 25 anos fazendo parte do Carnaval da Capital gaúcha e já esteve no grupo principal em outras oportunidades: 2004, 2007, 2008, 2010, 2011 e de 2020 até agora. Em 2022, a Império do Sol ficou no 6º lugar.
“Nosso grande objetivo é representar nossa cidade, considerando que aqui também se preserva a cultura de raiz. Queremos representar à altura que a cidade merece, que tem um povo trabalhador”, destaca Miro que fez uma breve pausa entre os preparativos para responder à entrevista.
O presidente da Império destaca que a escola está levando o tema da moradia, pois é perfil da Império do Sol tratar de temas atuais que possam chamar a atenção, mostrar a história e a realidade do dia a dia para que a população possa refletir.
A secretária de Cultura e Relações Internacionais, Luísa Gonçalves, e a corte do carnaval de São Leopoldo – rainha, Kathleen da Silva; primeira princesa, Nayara Silva de Souza; segunda princesa, Bibiana Brum e o Rei Momo, Luan Fernandes – acompanharão o desfile.
No desfile de São Leopoldo, que acontece no próximo sábado (11), a Império do Sol participará do desfile como convidada, sem concorrer ao título de campeã.
Transmissão ao vivo
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, os desfiles das escolas de samba no Porto Seco terão transmissões ao vivo. O YouTube da Prefeitura de Porto Alegre, a plataforma Cubo Play e a TVE transmitirão todos os desfiles. Já pela TV Brasil será possível acompanhar as escolas da Série Ouro.
Confira o samba-enredo
Enredo: Resido na Morada do Amor, Faço este Samba com Emoção para Falar do Direito à Habitação.
Compositores: Rico Bernardes, Mamau de Castro, Lucas Donato, André Felipe ZL, João Sarmento, Akauã Pedroso e Antônio Santiago
Intérprete: Everton Rataeski
Letra do samba
Na Império do Sol a paixão faz morada
A majestosa é minha pátria amada
Meu samba clama em redenção
Cidadania para o bem desta nação
(bis)
Mãe sagrado ventre do mundo
Não existe lugar mais seguro
No faz de conta brincadeira de criança
Travessuras da infância
Construindo um novo lar
A cada dia um eterno aprender
Dignidade no alicerce do viver
Saúde, cultura, trabalho, educação
Ter à mesa o arroz com feijão
Brilha a coroa imperial
Fazendo democracia
Minha casa, minha vida nesse carnaval
Firme na luta do povo pelas causas sociais
Respeito, coragem, direitos iguais
(bis)
Nós que construímos nada temos
A luz divina sabe quanto sofremos
Desde a monarquia o povo é marginalizado
Pela burguesia na rua foi jogado
Sábio valente, guerreiro a lutar
A casa dos sonhos realizar
Um canto aconchegante pra chamar de seu
Na luta da vida chegar ao apogeu
Em versos e acordes transmite emoção
Do céu ecoa a voz de um trovão
O grito de alerta por direito à habitação
Fonte: PMSL
Comments