top of page
Buscar

Escola Estação Primeira divulga nota de protesto contra perda de pontos no carnaval de São Leopoldo



SÃO LEOPOLDO: a Escola de Samba Estação Primeira, que foi punida com a perda de cinco pontos, vai recorrer da decisão. Segundo a direção da Escola Tricampeão do carnaval de São Leopoldo, a punição é injusta e prejudicou de maneira inaceitável a agremiação carnavalesca.


Abaixo, a Nota Oficial da Escola Estação Primeira


NOTA OFICIAL DA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE SÃO LÉO REFERENTE AO RESULTADO DO CARNAVAL DO BICENTENÁRIO DE SÃO LEOPOLDO


A Escola de Samba Estação Primeira de São Leo está completando 17 anos neste mês de março e é formada por pessoas apaixonadas pelo Carnaval. São mulheres, crianças e homens que se dedicam o ano inteiro para apresentar um belo espetáculo condizente com a grandeza do Município de São Leopoldo. Nossa cidade completa 200 anos e esse foi o tema de todas as agremiações. Nesse sentido, preparamos um tema-enredo muito criativo com alegorias, adereços e fantasias mostrando não apenas o passado da cidade como também o futuro promissor que está sendo construído agora.


Na nossa última alegoria, destacamos isso como símbolo do presente e usamos a identidade visual “São Leopoldo 200 anos - Bicentenário da Imigração no Brasil”. Esse símbolo foi amplamente debatido, constituído e aprovado pela Comissão Executiva do Bicentenário que reúne representantes de diversos segmentos da sociedade civil, como Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist- SL), Instituto 2024, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, sindicatos de trabalhadores e do governo municipal. Portanto se trata de um símbolo da cidade e não de um governo ou partido político. Cada cidadã, cada cidadão, ou qualquer entidade de qualquer segmento pode utilizar esta identidade visual, pois ela é referente aos 200 anos da cidade.


 Lamentamos profundamente a punição que recebemos e a forma como foi feita a discussão depois na reunião das Escolas e Secretaria de Cultura em que se discutiu sobre o boletim de ocorrência contra a Estação e demais pontos administrativos, antes do anúncio das notas. Lamentável o que fizeram com a nossa Estação, não dando chances para que argumentássemos melhor nossa defesa, mesmo com o esclarecimento que a Secretaria de Cultura fez de que a logomarca não caracterizava propaganda político partidária. Fomos para a votação e perdemos, é óbvio. Os mesmos que abriram o boletim de ocorrência contra nós, foram os mesmos que votaram sobre a nossa punição e que acarretou na perda de 5 pontos administrativos. O Inciso 2° do artigo 35 do Regulamento do nosso Carnaval tem a seguinte redação: "Não poderá haver propaganda política de qualquer natureza, divulgação publicitária ou propaganda do nome de pessoas do meio político."


Questionamos que a logomarca do Bicentenário não tem nada a ver com propaganda político partidária da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, pelas razões apontadas anteriormente neste texto.


Só estamos buscando aquilo que achamos que é nosso de direito, pois os pontos que recebemos dos jurados provam que a Estação Primeira foi a Tetracampeã do Carnaval Leopoldense, pois dos 220 pontos a serem conquistados, fizemos 219,8 pontos enquanto que a campeã divulgada ontem, fez 219,3 pontos. Além disso, conquistamos 5 Estandartes de Ouro dentre os 11 quesitos, além da melhor Ala do Carnaval. Dito isto, informamos que vamos procurar nossos direitos nas instâncias que forem necessárias para que se faça justiça conosco em respeito aos nossos quase 500 componentes que se envolveram no nosso carnaval e ao público em geral que nos aplaudiu e cantou conosco na Passarela do Samba Tom Astral e que não está entendendo ainda o acontecido.


Queremos deixar claro que não temos nada contra qualquer agremiação coirmã e suas respectivas pontuações, pois ficaram a cargo de um competente grupo de jurados que julgou o Carnaval de São Leopoldo e que deu o título para a Estação. Todas as entidades estão de parabéns pois todas fizeram um belíssimo espetáculo. Parabenizamos também a Secretaria de Cultura e a Produtora que montaram uma bela estrutura para nossos desfiles. Parabéns aos órgãos de imprensa que fizeram a maior cobertura do evento em todos os tempos. E por fim, agradecer ao grande público presente, porque o espetáculo que fizemos, foi direcionado a eles e eles interagiram bastante conosco. Justiça há de ser feita e comunicamos que desde ontem já estamos trabalhando para o Carnaval/2025.


São Leopoldo, 04 de Março de 2024.

Direção da SRC Estação Primeira de São Léo


0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page