O atendimento inicial de saúde mental pode ser realizado, a partir desta quinta-feira (16), pelo Zap da Saúde São Léo. Para acessar o serviço, basta enviar uma mensagem para o número (51) 99560-6794 no aplicativo WhatsApp e selecionar a opção correspondente.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Semsad), um profissional de saúde realizará o atendimento, fornecendo informações de saúde, orientação ou encaminhamento para o serviço de atenção psicossocial, conforme a necessidade do paciente. O serviço funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 18h.
Os danos causados pelas enchentes afetaram boa parte das Unidades de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), tornando a tecnologia uma ferramenta importante neste momento de crise. Um dos Caps, com profissionais unificados, foi reaberto na rua Bento Gonçalves, 891, no Centro, para atendimentos presenciais.
Até o momento, o Zap da Saúde já atendeu 1.765 pessoas, oferecendo uma gama de serviços que podem ser acessados à distância para enfrentar os desafios impostos pelas enchentes em São Leopoldo.
O serviço é parte de uma resposta ampliada da Semsad e da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo diante da maior crise enfrentada pelo município.
Comments