Estudantes da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc São Leopoldo apresentaram, na noite da última terça-feira (26), os resultados do Projeto Integrador desenvolvido no primeiro semestre de 2024. O evento, realizado no auditório do Colégio São Luís, destacou temas como saúde mental, violência contra a mulher e os impactos emocionais das enchentes de maio. A supervisão dos trabalhos ficou a cargo dos educadores Carla Momberger e Silvio Nei da Silva Machado.
Entre os destaques da noite, os alunos da Etapa III exibiram o documentário "Marcas de Maio". O filme de 30 minutos trouxe depoimentos de pessoas atingidas pelas enchentes, voluntários e resgatistas, com o objetivo de mostrar as sequelas emocionais deixadas pela tragédia. Durante o semestre, os estudantes se aprofundaram em transtorno de estresse pós-traumático e aprenderam técnicas de filmagem com celular, além de desenvolverem questionários para as entrevistas.
Já a Etapa II abordou a violência contra a mulher com uma apresentação teatral baseada na música "Camila, Camila", do grupo Nenhum de Nós. A peça trouxe cenas do cotidiano de mulheres em situação de violência, intercaladas com trechos encenados da letra da música. No encerramento, as alunas rasgaram cartazes com frases como “a culpa foi minha” e “ele vai parar”, em um ato simbólico de empoderamento. Durante o semestre, as estudantes participaram de palestras e debates sobre o tema.
Finalizando a programação, os alunos da Etapa I também utilizaram o teatro para tratar dos benefícios das atividades físicas para a saúde mental. A peça narrou a história de uma personagem que enfrenta a depressão e encontra na prática esportiva, recomendada por sua psicóloga, um caminho de superação. O tema foi trabalhado em sala de aula com atividades práticas e uma palestra conduzida por Bruna Timm, instrutora da academia do Sesc São Leopoldo.
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