A 25ª edição da Expo Black aconteceu no domingo (22), na Praça da Biblioteca, em São Leopoldo, reunindo nove afroempreendedores e proporcionando um show de Música Popular Brasileira (MPB) com o cantor e compositor Sandrinho Gessé. O evento, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos (Sedhu), por meio do Departamento de Igualdade Racial, tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico dos afroempreendedores locais.
A feira busca valorizar a cultura e os produtos da comunidade negra da cidade. "É muito gratificante ver uma criança sair com uma boneca na mão, elas não querem nem embalagem. É importante também esse espaço para ensinar um pouco da nossa cultura negra", destacou Janaina Aparecida da Silva Leal, empreendedora do Jana Artes.
O secretário de Direitos Humanos, Anderson Bittencourt, também comentou sobre o impacto da iniciativa. "É muito prazeroso estarmos aplicando as políticas públicas que buscam dar visibilidade aos movimentos étnicos-sócio-raciais, em específico à cultura da comunidade preta de São Leopoldo. Trabalhar o letramento racial através da arte é um dos fundamentos da Expo Black, para além da mostra dos talentos e produtos das empreendedoras e empregadores negros do município e da região", destacou o titular da pasta.
Comments