Um dos mais tradicionais eventos culturais de Porto Alegre chegou à 20ª edição nesta quarta-feira (10). O Fantaspoa, festival de cinema fantástico, contará com um catálogo de 237 filmes produzidos em 54 países. As obras serão exibidas em quatro espaços da capital: Casa de Cultura Mario Quintana, Cinemateca Capitólio, Instituto Ling, além do Cine Cult Vitória, que é uma novidade.
O festival segue até 28 de abril e parte da programação de curta-metragens estará disponível em uma plataforma on-line, exclusivamente para o público presente em território nacional. A programação completa pode ser consultada aqui.
O evento terá 25 estreias mundiais de longas-metragens, além de tradicionais eventos, como o Madrugadão – que contará com sessões na noite de 20 de abril – e as festas, que celebrarão a edição em diferentes pontos da capital.
"Esta é, de longe, a programação mais singular que já montamos. Os mais de 200 filmes (curtas e longas-metragens) foram selecionados entre 1 mil inscrições recebidas'', afirmam João Fleck e Nicolas Tonsho, diretores do festival.
Neste ano, o evento traz o expressionismo em sua divulgação, tendo como tema os 100 anos de "Os Nibelungos", obra clássica do cineasta alemão Fritz Lang. Quem assina a identidade visual é a ilustradora e cineasta Elizabeth Schuch.
Assim como os filmes que participarão de competições, o festival destacará uma seleção especial. Entre eles, destacam-se o longa-metragem argentino "O mal que nos habita", lançado em 2023, que terá a presença do diretor Demian Rugna, e o "O Homem de Palha", clássico britânico de 1973, que contará com a presença dos filhos do seu diretor, Robin Hardy.
Sessões musicadas
As sessões musicadas estão presentes no festival desde 2013. A atração alia clássicos do cinema a performances musicais ao vivo, criando uma atmosfera singular à experiência. Neste ano, seis momentos estão marcando, contemplando um catálogo formado por "Drácula", dirigido por Todd Browning, "As Mãos de Orlac", de Robert Wiene, e o "Os Nibelungos", que marca a identidade visual da edição.
Fonte: g1
Comments